Muitos indivíduos escolhem a Suíça como um destino de viagem ou em muitos casos como um lar, mas acabam passando vergonha ou nervosismo, por conta de atitudes que para os suíços são feias e inadequadas.
Antes de ir para qualquer lugar do mundo, seja para viajar ou morar, o estudo sobre o local é necessário e indispensável, pois não tem como ir para outro lugar sem ter um mínimo de noção de como ele é, o clima, a gastronomia, a cultura, o jeitinho das pessoas, o que é permitido fazer e também o que não é agradável fazer no lugar.
Sabendo de tudo isso, neste artigo separamos algumas coisas que você deve evitar ao máximo ou de preferência não fazer na Suíça, para não ter problemas por lá.
O que não fazer na Suíça?
1 – Não fale alto no transporte público
Algumas pessoas falam naturalmente alto, mas na Suíça eles não estão nenhum pouco interessados em saber o motivo de alguns indivíduos falarem em uma altura elevada, eles só querem silêncio.
Então se você chegar falando alto ou colocar músicas para ouvir, no transporte público, sem o fone de ouvido, por exemplo, as pessoas ao seu redor, provavelmente vão se mostrar extremamente incomodadas com a sua atitude e vão te achar desrespeitoso, pois eles prezam pelo silêncio.
2 – Não chegue nenhum minuto atrasado!
Se um transporte vai passar às 10h, às 10h ele vai passar, se você chegar às 10h02 min não adianta chorar e espernear, pois o transporte esperado estará muito longe.
Caso marque algum passeio com algum suíço, seja qual for, prefira chegar até um pouco mais cedo, para garantir que não vai ocorrer nenhum tipo de atraso, pois se você se atrasar, em um passeio, por exemplo, o que era para ser uma experiência agradável, será um passeio chato, por conta da insatisfação do indivíduo com quem marcou o encontro, que fará questão de demonstrar que detestou a sua atitude, o que pode te deixar muito sem graça.
3 – Não fale pegando nas pessoas
Aqui no Brasil é muito comum cumprimentar os indivíduos dando beijinhos, abraçando e demonstrar afeto tocando nas pessoas.
Na Suíça o povo é mais frio e introvertido, então por mais que você considere que tem um determinado nível de intimidade com alguém lá, não fique pegando nos outros, pois eles consideram essa atitude muito desagradável e a sua amizade com ela, pode acabar se desfazendo, dependendo do nível da sua aproximação.
4 – Se você quer manter sua paz interior, evite fazer barulho a noite
Algumas pessoas são tão rígidas com a lei do silêncio, que se você der descarga, ou ligar o chuveiro após as 22h, algum vizinho, além de reclamar, pode até chamar a polícia para você.
Sendo assim, se der vontade de usar o banheiro após este horário, deixe para dar descarga no dia seguinte e evite conflitos.
5 – Não se sente em um assento sem antes perguntar se ele está ocupado
Aqui no Brasil, se você vê que tem um assento vazio e perguntar se ele está ocupado, é perigoso alguém te perguntar se você está vendo alguém sentado no local, então geralmente se está vazio o lugar, pouquíssimos indivíduos perguntam, se tem alguém ou se podem se sentar, na maioria das vezes se sentam logo.
Na Suíça não é uma regra sentar sem perguntar se o assento está ocupado, mas para eles é uma questão de educação. Caso você sentar sem questionar se o lugar está ocupado, provavelmente vai se deparar com um sinal de desaprovação da pessoa que está sentada ao lado ou próximo.
6 – Não jogue lixo no chão, nem nos seus sonhos mais secretos!
Na Suíça eles preservam muito pela organização e limpeza, então em hipótese alguma jogue o lixo no chão, nos assentos ou grude goma de mascar nos lugares.
Ao tirar algo da embalagem, ou produzir qualquer outro tipo de lixo na rua, e não tiver nenhuma lixeira próxima, para fazer o descarte, guarde-o e quando chegar na sua residência ou hospedagem, você realiza o descarte adequado.
7 – Não faça promessas falsas
Muitas vezes na empolgação, alguns indivíduos acabam prometendo que vão fazer algo e acabam se esquecendo do que prometeu, mas na Suíça a sua promessa é uma dívida, então se prometeu que vai fazer algo, cumpra, do ao contrário vai ficar com fama arruinada.
Veja também: