A França é um lugar rico em cultura, e curiosidades. Muitas pessoas são apaixonadas pela cultura francesa e não se satisfazem em apenas aprender a língua, vão além, pois em muitos casos o indivíduo deixa país o natal, para ganhar mais dinheiro na França e faz dela um lar.
Por ser um lugar com vários pontos turísticos muitas pessoas ficam encantadas com o país, mas é preciso destacar que a França não tem apenas esse detalhe como principal e único motivo que atrai turistas de várias partes do mundo e muitos moradores de fora do país.
Neste artigo você vai ficar por dentro de 7 curiosidades sobre a cultura do povo francês, referente o que eles gostam, o que consideram desagradáveis, entre outros detalhes muito importantes para que você se prepare para ir para França, da melhor forma possível e não seja advertido por nenhum nativo, por conta de alguma atitude inapropriada, que você considera normal.
Curiosidades sobre a cultura do povo francês:
1 – Queijo é uma paixão
Na França existe uma variedade de queijos, inclusive vale destacar que no país existem mais de mil queijos e por ano, a França exporta aproximadamente um bilhão de toneladas do alimento.
Muitos franceses têm o costume de degustar o queijo, após as principais refeições, geralmente como sobremesa. E embora os nativos da região sejam apaixonados por queijo, eles não têm o costume de comer esse alimento no café da manhã, como muitos imaginam.
2 – Não suportam quem fala muito alto
Algumas pessoas falam naturalmente alto e outras na empolgação, acabam falando mais alto que o normal, para eles isso é falta de educação. Os franceses, em sua maioria, são reservados e não gostam de escândalo.
3 – São muito pontuais
Eles honram o relógio que carregam no braço, se marcar algo com algum francês às 9h é para você chegar no local marcado às 9h, se você demorar 2 minutos já consideram como atraso e se passar de 5 minutos, provavelmente vão entrar em contato para saber se aconteceu alguma coisa contigo.
Então se você pretende ir para a França e chegar cedo nos lugares para você é raridade, corrija esse detalhe, antes de ir para este país, pois eles não toleram atrasos.
Aqui no Brasil, às vezes ao se despedir temos o costume de falar “até logo” ou “até tal dia”, lá na França se você fizer isso eles vão levar super a sério essa frase, e se esse “até logo” demorar a chegar, eles vão te rotular como uma pessoa falsa.
Então tenha muito cuidado com o que fala por lá e só marque algo, quando tiver certeza que terá condição de chegar no horário marcado.
4 – Valorizam muito a música francesa
Nas rádios, embora transmitam melodias de outros países, as músicas da França têm que ir ao ar, inclusive existe uma cota de exigência que toquem ao menos 35% das músicas do país, por dia nas rádios.
5 – Na França inventaram muitas coisas que você usa no dia a dia como:
Sutiã;
Rotatórias;
Champanhe;
Latas de alimentos;
Balão de ar quente;
Secador de cabelos.
6 – Os produtos que estão próximos da data de validade não vão para o lixo
Desde o ano de 2016, os itens que estão próximos da data de validade, ao invés de irem para o lixo, são doados para as pessoas. Desta forma, além de ajudarem quem precisa destes produtos, também evitam desperdícios.
7 – O pão francês daqui no Brasil não existe na França
Por carregar o nome de “pão francês”, muitas pessoas imaginam que esse pão é de origem francesa, mas na realidade não é. Na França você vai encontrar baguete e outros tipos de pão, menos o típico pão francês brasileiro.
Veja também:
- 8 Atitudes que não são bem vistas na França
- Village du Livre, França: uma viagem para os amantes de livros