8 mercados públicos para conhecer no Brasil

Ao visitar um novo destino é comum desejar ter experiências diferenciadas e aprender um pouco mais sobre a cultura local.

Nesse sentido, os mercados públicos são excelentes lugares para explorar a culinária típica, costumes, cultura e curiosidades da região.

Nosso país está recheado de opções incríveis, mas sabemos que justamente por isso, pode ser difícil escolher qual será o próximo destino de viagem.

Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com 7 mercados públicos que você precisa conhecer no Brasil, com muita gastronomia, artesanato e tradição.

Mercado Velho, Itajaí, Santa Catarina

Famosa por suas belas praias e economia aquecida, Itajaí é uma excelente cidade para conhecer e morar, atraindo muitas pessoas em busca de uma imobiliária.

Isso porque, essa é a região mais valorizada do município, com excelentes opções para investir. O grande destaque são os apartamentos à venda na Praia Brava, com excelente infraestrutura e localização.

Não muito longe dali está o Centro de Cultura Popular no Mercado Público, inaugurado em 1917 e ponto de encontro dos amantes de boa música, culinária e artesanato.

Bem ao lado do Centro está o Mercado de Peixe, ponto comercial de produtos coloniais. Inclusive, é possível comprar o peixe desejado para que um dos bares o prepare para você.

Mercadão de São Paulo, São Paulo

Construído em meio à Revolução Constitucionalista de 1932, no centro de São Paulo, ele servia como armazém de pólvora e munições.

Somente após a inauguração, em 1933, é que começou a servir como comércio de furtas e verduras, e até hoje leva cerca de 50 mil visitantes semanalmente para o Mercadão.

Aqui você vai encontrar de tudo um pouco, podendo provar diversos produtos.

Além disso, não deixe de experimentar o famoso sanduíche de mortadela do Bar do Mané, considerado o top 1 do mercado há muitas décadas.

Ver-o-Peso, Belém, Pará

Com quase 400 anos de idade, o Mercado Ver-o-Peso é patrimônio histórico e cultural do Pará, localizado na Cidade Velha às margens da baía do Guarujá.

Considerado o maior complexo de feira livre da América Latina, ele ocupa cerca de 25 mil metros quadrados, com diversas construções históricas.

O local só começou a ser um reduto de comércio de peixes e carnes na metade do século XIX e hoje conta com milhares de feirantes que oferecem uma variedade incrível de frutos do mar e ervas amazônicas, movimentando cerca de um milhão de reais por dia.

Mercado Central de Belo Horizonte, Minas Gerais

Fundado em 1929 como mercado aberto, até os dias de hoje o local tem a missa realizada todos os domingos, na capela de Nossa Senhora de Fátima, inaugurada na década de 70.

Além de contar com vários artigos religiosos e esotéricos, ele também possui barraquinhas de temperos, produtos típicos, artesanato, roupas, floriculturas, etc.

Depois de se deliciar com as compras de doce de leite e variados queijos, também vale a pena almoçar no local, sendo muito rico em gastronomia.

Mercado Modelo, Salvador, Bahia

Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1966, o Mercado Modelo é considerado um símbolo tradicional da história e cultura do estado.

Além de comprar lembrancinhas para a família, não deixe de conhecer as bebidas típicas, saborear os tira-gostos e, claro, experimentar do lado de fora os abarás e aracajés nos tabuleiros das baianas.

Mercado Municipal de Aracaju, Sergipe

O local é, na verdade, um complexo de três mercados, que recentemente foram reformados e revitalizados para atender melhor o público.

Aqui, você vai encontrar a tradição raiz do povo sergipano, com muita cultura, história e produtos típicos, como bordados, redes, rendas e objetos de palha.

O mercado Thales Ferraz é ideal para explorar a gastronomia local, com queijos, doces e cachaças, enquanto o Albano Franco é mais voltado para o comércio de peixes, carnes, temperos e hortifruti.

Já o Antônio Franco é perfeito para fazer compras e levar lembrancinhas para casa, visto que é focado no artesanato local, especialmente em produtos de palha e fibras de rede de descanso.

Mercado Municipal de Curitiba, Paraná

O Mercado Municipal de Curitiba é um verdadeiro paraíso para compras, encontrando de tudo um pouco.

São diversas bebidas, queijos e vinhos de diferentes lugares, ervas medicinais, temperos e especiarias, iguarias, conservas, pescados, embutidos, carnes exóticas e com cortes especiais, etc.

A praça de alimentação é bastante diversa, servindo como ponto de encontro de visitantes dos mais diferentes lugares do país.

Então, agora que conhece alguns dos melhores mercados públicos do país, já pode escolher qual será seu próximo destino.

Mas, uma boa dica para quem gosta de viajar é, sempre que possível, visitar o mercado público da cidade, esteja você no Brasil ou exterior.

Com certeza terá um contato muito rico com a cultura local, garantindo uma experiência completa de viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.