O Japão é um país repleto de encantos e isso se reflete também nas comidas do local, que além de serem riquíssimas de cores, aromas e beleza, também são saborosíssimas.
Os pratos pertencentes a gastronomia japonesa, não agradam apenas as pessoas do país, pois muitos indivíduos de fora também amam e muitas vezes vão a restaurantes japoneses, para degustarem a pratos gastronômicos.
A comida chinesa foi inspiração durante muito tempo para a comida japonesa, por conta da falta de alimentos. Os japoneses em um determinado período viviam mais da pesca e tinham poucos pratos próprios do país, com o tempo eles foram introduzindo alimentos à culinária como arroz, carnes e outros tipos de verduras.
A gastronomia japonesa enriqueceu bastante com o passar do tempo!
Hoje em dia, para fazer uma comparação da comida atual, com a antiga, é visível a evolução da culinária que ocorreu com o passar do tempo. Os japoneses não desprezam a gastronomia herdada pela família e também não ignoram as novidades.
A maioria dos pratos do país são saudáveis, então se você é uma pessoa que preza pela saúde, vai amar conhecer as comidas que fazem parte da culinária do local.
Quais são os pratos mais conhecidos da culinária japonesa?
1 – Sushi
É uma comida do país que se caracteriza por ser um bolinho de arroz envolvido com uma alga e para completar no centro do bolinho colocam algum peixe, frutos-do-mar e vegetais.
Existem vários tipos dessa comida, que em algumas ocasiões apresentam com outros nomes. O nome sushi significa ”é azedo ”.
2 – Sashimi
A culinária se caracteriza por trazer finas tiras de peixe cru que geralmente é o salmão, atum, entre outros tipos. Diferente de alguns pratos, ele não é consumido com arroz, mas pode ser degustado com molho shoyu, wasabi ou alga. O nome Sashimi significa carne perfurada.
3 – Temaki
Este prato gastronômico tem o formato de um cone envolvido com algas secas, e traz no seu interior recheio que varia muito conforme o lugar e o gosto dos clientes, como salmão cru ou grelhado, atum, kani, pepino, entre outros.
Todos os Temakis acompanham arroz, e os molhos adicionais ficam por conta do cliente que inclui se desejar, mas o mais utilizado é o shoyu. O Temaki também é uma espécie de sushi que o nome significa “te” é mão e “maki”, enrolado.
4 – Hot Roll
A invenção da Califórnia é o prato queridinho de muitos aqui no Brasil, Japão, entre outros lugares afora.
O Hot Roll é o sushi empanado e frito; que pode ser servido quente ou frio. É preparado com alga, salmão, arroz para sushi, entre outros ingredientes.
5 – Tempurá
O Tempurá é um dos pratos mais tradicionais e apreciadores da gastronomia japonesa. Vale lembrar que essa comida é de origem portuguesa e a palavra vem do vocabulário “tempora”, que significa “um período”, devido à quaresma, tempo no qual os portugueses católicos não podem comer carne vermelha.
Essa comida é uma massa que envolve legumes como cenoura, berinjela, abóbora, repolho e brócolis, entre outras opções. Em alguns lugares incluem camarão ou frutos-do-mar, conforme o gosto do cliente.
6 – Yakissoba
Muitas pessoas são apaixonadas por este prato oriental, Yakissoba (junção de yaki (assar) e soba (macarrão) é uma culinária que mistura o macarrão com carnes e legumes, que podem ser de frango, boi, porco, frutos-do-mar e até misto.
7 – Lámen
Muitas pessoas acham que este prato é apenas macarrão, mas não é. A massa geralmente servida em uma tigela
acompanha alga, ovo, peixes-brancos, molhos, entre outros ingredientes.
8 – Niguiri
Prato gastronômico muito saboroso é uma mistura de peixe ou outros frutos-do-mar, com uma pequena quantidade de arroz.
Em alguns lugares envolvem esse bolinho na alga para servir e também oferecem Niguiri na versão vegetariana.
Veja também:
- O que NÃO fazer no Japão? 9 coisas que você deve evitar
- Quanto Tempo de Casado para ir para o Japão?