Belo Horizonte: Pontos turísticos, onde se hospedar e o que fazer em BH

Também conhecida como a capital do pão de queijo, Belo Horizonte é um destino imperdível para quem quer apreciar uma boa culinária.

A cidade funciona quase que como um ponto de passagem para quem vai conhecer outras cidades de Minas Gerais, como, por exemplo, as cidades históricas de Ouro Preto, Tiradentes, Mariana.

Se você pretende visitar Belo Horizonte, ou tem um compromisso de trabalho marcado por lá e quer conhecer um pouco mais sobre a cidade, veja as dicas que preparamos para você!

belo horizonte
belo horizonte

Sobre a cidade

Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais, e fica na região Sudeste do Brasil, e não tem contato com o litoral.

A cidade em si, é cercada por montanhas, mais precisamente pela Serra do Curral, e praticamente de todos os lugares da cidade é possível avistá-la.

A cidade também é conhecida como a capital dos bares, graças a noite boêmia e as opções de bares que Belo Horizonte oferece.

Outra atração a parte são as praças, que traduzem a calma do belo horizontino.

Belo Horizonte conta com dois aeroportos, que recebem voos nacionais e internacionais, o Aeroporto da Pampulha e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, ou Aeroporto de Confins, como também é conhecido.

Além, disso a cidade também conta com uma ampla rede de hotéis, sendo preparados para receber milhares de turistas.

Também é importante falar que é fácil se locomover pela cidade, já que o transporte público funciona relativamente bem, além da frota de táxis e Uber.

Pontos turísticos de Belo Horizonte

Veja a seguir uma lista e uma breve descrição dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte:

Igreja da Pampulha

A Igreja da Pampulha foi idealizada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e é construída as margens da Lagoa da Pampulha, que na época da sua construção o objetivo era que o espaço fosse usado para a prática de esportes náuticos.

Infelizmente, isso não se concretizou. Desde a sua construção, a igrejinha da Pampulha é considerada referência em arquitetura, nela também é possível conhecer obras de Cândido Portinari e do paisagista Roberto Burle Marx.

O entorno da Lagoa da Pampulha é um local de lazer para os moradores de Belo Horizonte, e é bastante usado para caminhadas e passeios de bicicleta.

Mineirão

E já que estamos falando da região da Pampulha, o Estádio Governador Magalhães Pinto, ou Mineirão, não poderia ficar de fora.

Construído da década de 60, ele é o maior estádio de Minas Gerais e já abrigou grandes jogos, incluindo os da Copa do Mundo de 2014 e clássicos entre Cruzeiro e Atlético, os dois maiores times do estado.

Por muitos anos ele foi considerado o segundo maior estádio do Brasil, e hoje fica em quinto lugar nesta lista.

Para a Copa de 2014 o Mineirão foi completamente revitalizado, e ganhou uma esplanada onde as pessoas praticam esportes, como andar de bicicleta, patins, dentre outros.

Além disso, no Mineirão também fica o Museu Brasileiro do Futebol. Vale a visita!

Mercado Central de Belo Horizonte

Visitar os mercados das cidades que você visita pode ser uma experiência muito interessante, e com Belo Horizonte não poderia diferir, já que é uma oportunidade conhecer mais sobre os hábitos e a cultura de determinado lugar.

O Mercado Central de Belo Horizonte é considerado um dos mais diversificados. Andando pelos corredores labirínticos do lugar você encontra itens como:

  • temperos e especiarias,
  • animais de estimação,
  • açougues,
  • verduras,
  • frutas,
  • objetos de decoração,
  • suplementos alimentares, e claro, o tradicional queijo canastra.

Além disso, você pode aproveitar a visita para almoçar em dos bares do Mercado Central.

A iguaria mais popular é o fígado com jiló! Se não agradar o seu paladar, existem outras opções.

Praça da Liberdade

Como dissemos no início deste artigo, as praças são também são espaços que merecem ser visitados em Belo Horizonte, e uma das mais encantadoras é a Praça da Liberdade.

Ela está localizada em uma região privilegiada da cidade e o seu entorno é repleto de museus e espaços culturais, como o Centro Cultural Banco do Brasil, o Museu das Minas e dos Metais, a Casa Fiat de Cultura e o Palácio da Liberdade.

Se esse é o tipo de passeio que você gosta, vale a pena dedicar algumas horas para conhecer o espaço.

Esperamos que vocês tenham gostado das dicas que preparamos para vocês! E se você gostou deste artigo, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *