Existem diversas cidades baratas para viajar por todo o Brasil, isso é fato! Muita gente acaba questionando a veracidade disso, mas é realmente real a depender de alguns pontos, claro.
E um dos pontos, claro são as passagens em promoção.
Muitas pessoas também não compreendem como outras pessoas viajam tanto ao longo do ano e nesse conteúdo você entenderá algumas dessas questões.
Sendo assim, se você gosta e quer viajar mais de forma barata, não saia daqui. Continue e leia até o fim desse conteúdo.
Primeiras instruções para viajar de forma barata
Nem sempre o ponto principal é a cidade barata para viajar, mas sim, o que você abdica antes, durante e depois da viagem. Por exemplo, há pessoas que optam por viajar menos, mas esbanjam quando viajam.
Então, a primeira dica e orientação é pensar exatamente nisso, antes mesmo de imaginar cidades baratas para viajar. O seu estilo conta muito, envolvendo, por exemplo, o conforto.
“Ah, mas o que tem a ver o conforto com cidades baratas para viajar”.
Pense só, se você vai para um lugar luxuoso, talvez, você não encontre hospedagens mais simples e mais em conta.
A depender da cidade, você encontra lugares básicos, sem muito luxo e até um super conforto, mas que te atenda ao básico durante a viagem.
Outra dica é o momento em que você escolhe viajar, isso muda totalmente o custo da viagem.
Vamos a um exemplo. Porto Seguro é uma das cidades baratas para viajar, porém se você for em alta temporada ou em feriado, a tendência é ter custos mais elevados.
Dessa forma, seja onde for o destino, procure fugir de datas festivas, feriados, alta temporada, pois cidades turísticas e as mais conhecidas tendem a elevar seus custos. Isso vai te ajudar a encontrar passagens em promoção.
Tudo que estiver a seu alcance em termos de escala de avião, horários diferenciados, fora de dias e estações padrões, pode te ajudar a minimizar o custo da viagem. Por isso que nem sempre só a cidade escolhida importa.
Você optar por um hostel ao invés de um hotel, já fará muita diferença no seu custo diário na cidade.
Então, fique atento a esses detalhes também que podem te garantir mais dias na cidade, inclusive.
Agora, você deve estar louco(a) para saber quais cidades baratas para viajar que listamos aqui e é justamente isso que veremos nesse momento. Prontos?
Cidades baratas para viajar
O nosso Brasil é muito rico em belezas naturais e há milhares de opções de destinos para você curtir uma viagem, seja em sua própria companhia, de amigos, do amor ou de familiares.
Vamos as opções:
- Porto Seguro – Bahia;
- João Pessoa – Paraíba;
- São Paulo – São Paulo;
- Cabo Frio – Rio de Janeiro;
- Foz do Iguaçu – Paraná;
- Canoa Quebrada – Ceará.
Porto Seguro no detalhe
O interessante de Porto Seguro é que é uma cidade fácil de se localizar e dependendo de sua hospedagem, isso ajuda mais ainda.
Supondo que fique no centro, você encontra boas hospedagens, a custos ótimos e com tudo perto.
Porto Seguro te permite conhecer as melhores praias da região, usando apenas transporte público o que ajuda na parte econômica.
E se você quiser conhecer Arraial ou Trancoso, através do centro da cidade, com transporte marítimo rapidamente chega lá.
Você não precisa, então, de um carro por lá e os passeios, é recomendado que procure pacotes e individuais, a depender da época para ver o que mais compensa, afinal, há bastante diferença no custo individual ou com mais pessoas.
E a Terra da Garoa, a famosa São Paulo.
São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil e atrai turistas diariamente do mundo inteiro, mas não é por isso que o custo é elevado.
Essa cidade atrai público, justamente por sua diversidade, seja de pessoas, de culturas, de passeios, de hospedagens e tudo mais. Uma cidade onde você vê nitidamente as nuances e a possível convivência.
Em outras palavras, você pode sim ir a São Paulo e querer só passeios de luxo, hospedagens similares, mas também há possibilidades bem em conta, tornando-a também uma das cidades baratas para viajar.
Afinal, pense só, voos para São Paulo têm muitos e de várias companhias, o que facilita bastante as propostas de preços. Você pode analisar horários diferenciados também para te ajudar.
No caso das hospedagens, um Airbnb pode colaborar bastante ou um hostel para se instalar na Terra da Garoa.
A cidade também oferece diversas facilidades de locomoção através do metrô, minimizando os custos e o tempo também, já que o trânsito em alguns pontos é intenso.
Se você gosta de parques, há vários, sendo muitos de livre acesso. Alguns você precisa pagar para entrar, mas nada absurdo também.
Há passeios culturais com entrada franca também ou a baixo custo, como é o caso da Pinacoteca ou do Museu de Língua Portuguesa.
Isso se aplica a parte gastronômica onde você encontra restaurantes super chiques e outros lugares, até mesmo nas ruas, bem gostosos, como as feiras livres. Tudo para te ajudar no custo da sua viagem.
Foz do Iguaçu, vale a pena? Veja no detalhe.
Embora Foz do Iguaçu seja uma cidade turística, ela não é das mais procuradas, portanto, entra super no ranking das cidades baratas para viajar e quer saber? Vale muito a pena conhecer!
Se você gosta desse contato com a natureza, Foz possui as maravilhosas Cataratas que são um show a parte.
É parada obrigatória ir à Foz e passar por elas, seja no lado do Brasil ou pelos países vizinhos (Argentina).
Os custos de ir e vir são bem em conta, principalmente, se estiver com mais pessoas para dividir. Além disso, as opções de hospedagem e refeições, também são em conta. Fato que há possibilidades mais caras, mas há também as baratas.
Os custos de aéreo, se pesquisar bem, encontra voos com custo baixo também, principalmente, se for fora de épocas de férias, ou seja, evite meses como julho e dezembro.
Concluindo…
Existem várias cidades baratas para viajar. Basta pesquisar preços, estar atento(a) aos melhores horários, fora do fluxo e analisar a localização que te facilite a locomoção.
Conseguindo passagens em promoção, ficará muito mais fácil viajar com mais frequência.
Tudo deve ser colocado na ponta do lápis, pois são esses “micros detalhes” que ajudarão a ter melhor aproveitamento da cidade.