Cidades históricas de Minas Gerais: Dicas para uma viagem inesquecível!

Um passeio por museus, casarões históricos, arquitetura colonial, ladeiras, igrejas centenárias, ruas de pedra.

Se esse é o ambiente que te atrai para uma viagem, as Cidades Históricas de Minas Gerais são um destino perfeito para as suas próximas férias.

E o melhor é que esse é um passeio recomendado para qualquer idade, desde as crianças, são pacotes de viagem no Trivago que vão te proporcionar uma verdadeira aula de história, aos adultos, e também aos mais idosos, sobretudo aqueles mais religiosos.

Ficou interessado em saber mais? Então continue lendo esse artigo. Vamos falar sobre as principais cidades e quais são as suas atrações.

Ouro Preto

Ouro Preto é uma das mais conhecidas cidades históricas de Minas Gerais, e recebe milhares de turistas todos os dias.

O município foi fundado em 1711, e foi uma das cidades mais importantes do Brasil durante o Ciclo do Ouro.

Registros dão conta que Ouro Preto enviou mais de 800 toneladas de ouro para a coroa portuguesa, e as marcas desse período estão pelas ruas da cidade até hoje.

A cidade também é conhecida por ser um “museu a céu aberto” e a história parece viva em todos os casarões, igrejas e monumentos da cidade, por esse motivo, Ouro Preto foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Além disso, a cidade também conta com um forte movimento cultural e artístico, graças aos festivais que acontecem lá; e um forte movimento religioso, graças a forte presença da Igreja Católica e das festas religiosas.

Listamos a seguir os principais pontos turísticos de Ouro Preto:

  • Casa da Ópera: É o mais antigo teatro em funcionamento da América Latina, e foi inaugurado em 1770.
  • Museu da Inconfidência: O museu conta a história de Ouro Preto, e nele estão os restos mortais de Tiradentes e dos demais inconfidentes.
  • Museu de Farmácia
  • Casa dos Contos: O museu é dedicado aos contos, como o dinheiro era chamado no auge do Ciclo do Ouro. Nele é possível conhecer moedas antigas, seu processo de fabricação, etc.
  • Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas: Mantido pela centenária Escola de Minas, ele abriga coleções que passam pela mineralogia, astrologia, ciência, história natural, dentre outros.

Mariana

Mariana é uma cidade vizinha a Ouro Preto, e as duas ficam separadas por uma estrada de aproximadamente 15kg.

Além disso, também é possível fazer um passeio de trem que liga as duas cidades, onde é possível observar a natureza e a topografia da região.

Graças a essa proximidade, os turistas que vistam Ouro Preto também costumam conhecer Mariana.

A cidade foi a primeira vila, a primeira cidade e a primeira capital de Minas Gerais, e por isso, também possui um grande valor histórico e cultural. Mariana também foi uma expoente durante o Ciclo do Ouro.

Se você visitar a cidade, não deixe de conhecer suas praças e igrejas como a Praça da Sé, Praça Gomes Freire, e a Praça Minas Gerais, que abriga a Câmara de Mariana em um prédio histórico e duas igrejas do período colonial, localizadas uma de frente para a outra.

Congonhas

Apesar de Congonhas não ser um destino usual para os turistas, se você se interessa pela arte barroca, vale a pena dedicar um dia para conhecer a cidade.

É lá que está o maior conjunto de obras do Mestre Aleijadinho: A Igreja de Nosso Senhor Bom Jesus, no seu adro estão os profetas esculpidos em pedra sabão e as Capelas com os Passos da Paixão de Cristo, esculpidos em cedro e pintadas pelo Mestre Ataíde.

Além disso, você também pode aproveitar para conhecer a Romaria, um local onde ficavam hospedados os fieis que visitavam Congonhas para a festa do Bom Jesus.

Faça um comentário