Como Tirar Passaporte De Emergência Documentos Nescessários

Hoje em dia, com a redução dos valores das passagens aéreas e do aumento da renda dos brasileiros, as viagens internacionais se tornaram algo mais comum. Além disso, esse é o sonho de grande parte dos brasileiros, conhecer outros lugares e culturas.

Essa nova realidade, exige que as pessoas tirem um novo documento o passaporte. A princípio, tirar um passaporte parece algo trabalhoso e difícil, porém o governo criou alguns mecanismos que facilitaram o processo e, hoje, já é mais fácil resolver essa questão.

Há ainda um aumento de viagens internacionais a trabalho. Nesse momento, pode ser necessário tirar um passaporte de emergência.

Como Tirar O Passaporte Requisitos Obrigatórios

passaporte de emergência será concedido àquele que, tendo satisfeito as exigências para concessão de passaporte, necessite do documento de viagem com urgência e não possa comprovadamente aguardar o prazo de entrega – que costuma ser de 6 dias úteis.

Esse tipo de documento pode ser retirado em hipóteses de: catástrofes naturais; conflitos armados; necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau, para a proteção do seu patrimônio, por necessidade do trabalho, por motivo de ajuda humanitária; interesse da Administração Pública ou outra situação emergencial cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno.

O passaporte de emergência tem uma taxa maior e prazo de validade de apenas um ano, e lhe será entregue em até 24h, independentemente de agendamento.

Documentos Necessários Para Tirar Passaporte De Emergência

– Apresentar toda documentação necessária para expedição de passaporte comum:

  • Identidade;
  • CPF;
  • Título de Eleitor – Comprovante de voto da última eleição;
  • Comprovante de Residência;
  • Identidade e CPF dos pais em caso de menor de idade;
  • Certificado de Reservista;
  • Comprovante de pagamento da taxa em reais, por meio da guia GRU (Guia de Recolhimento da União);
  • Certificado de Naturalização, para os Naturalizados;

Além disso recomenda-se ainda que para tirar o passaporte de emergência apresentar os seguintes documentos:

  • Uma foto facial 5×7 colorida e recente;
  • Comprovante da situação emergencial;
  • Comprovante de pagamento da taxa majorada para passaporte de emergência (a GRU será emitida no posto de atendimento).
  • Todos estes deve ser apresentados com cópias junto aos originais.

Como Retirar o Passaporte de Emergência Pronto

Preencher o formulário de solicitação de passaporte. Direto no site do PF. Dirigir-se ao posto da Polícia Federal mais próximo da sua residência, portando o protocolo, documentação que comprove a situação emergencial e documentação pessoal original exigida.

O funcionário responsável pelo posto avaliará se a sua situação está dentro das hipóteses acima mencionadas. Caso positivo, lhe entregará a guia de pagamento (GRU) referente à taxa para passaporte de emergência. O prazo para emissão do passaporte de emergência é até 24 horas após o requerimento.

albuterol steroid

Deixe seu comentário:

Envelope