Como Tirar Passaporte Internacional Guia Completo

Hoje em dia, com a redução dos valores das passagens aéreas e do aumento da renda dos brasileiros, as viagens internacionais se tornaram algo mais comum. Além disso, esse é o sonho de grande parte dos brasileiros, conhecer outros lugares e culturas.

Essa nova realidade, exige que as pessoas tirem um novo documento – o passaporte. A princípio, tirar um passaporte parece algo trabalhoso e difícil, porém o governo criou alguns mecanismos que facilitaram o processo e, hoje, já é mais fácil resolver essa questão.

Como tirar passaporte internacional Passo a Passo

Todo o processo é feito por meio da Polícia Federal, para encontrar o posto mais próximo de você acesse o seguinte site www.dpf.gov.br. Dentro do site você irá informar o estado e a cidade que deseja efetuar o pedido de passaporte e logo em seguida uma próxima página irá se abrir, nela estão contidas as informações sobre as etapas seguintes necessárias. Clique em “emissão de passaporte” e preencha corretamente todo o formulário, após essa etapa é preciso gerar o seu protocolo.

Depois gere a GRU – Guia de Recolhimento da União, imprima tanto o protocolo como a guia e clique em fechar. O próprio site exige que você tenha em seu computador o programa Adobe Acrobat Reader, caso ainda não tenha o programa irá direcionar você para o link de instalação.

O próximo passo para o pedido do passaporte internacional é acessar a página “siga os seguintes passos para retirar seu passaporte comum – padrão ICAO”, assim você será colocado a frente das informações sobre os postos de atendimento da Polícia Federal mais próximos de você.

Na maioria dos postos é necessário agendar a visita para a entrega das fotografias e coleta de suas impressões digitais, informe-se para não ser surpreendido.

O passaporte fica pronto em no máximo 6 dias úteis, mas você recebe um protocolo com o prazo de entrega. Se ele não for retirado em 90 dias, será automaticamente cancelado. A validade dos passaportes para adultos é de até 05 anos, para menores a validade é diferenciada.

Documentos Necessários Para Retirar O Passaporte Internacional:

  • Identidade;
  • CPF;
  • Título de Eleitor – Comprovante de voto da última eleição;
  • Comprovante de Residência;
  • Identidade e CPF dos pais em caso de menor de idade;
  • Certificado de Reservista;
  • Comprovante de pagamento da taxa em reais, por meio da guia GRU (Guia de Recolhimento da União);
  • Certificado de Naturalização, para os Naturalizados;
  • Todos estes deve ser apresentados com cópias junto aos originais.

Deixe seu comentário:

Envelope