Como tornar as viagens com crianças mais seguras?

Nada melhor do que poder viajar de carro tranquilo para algum lugar com a família.

Contudo, é importante tomar alguns cuidados para que a viagem seja segura, principalmente quando há crianças no veículo.

Sabemos que uma viagem com crianças requer mais planejamento e cuidados para não ter surpresas e imprevistos.

Para ajudar você nesta tarefa, este artigo reúne algumas dicas importantes para ter uma viagem tranquila. Sem enrolação, vamos direto a elas. Confira!

Tenha uma cadeirinha para automóvel

Crianças de até 10 anos de idade ou com menos de 1,45 cm de altura devem utilizar a cadeirinha no carro para uma maior segurança.

Dessa forma, além da segurança proporcionada por este acessório, é fundamental também utilizá-lo para não que você não seja penalizado caso a polícia o pare.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista que descumprir o que diz o regulamento sobre o transporte de crianças está sujeito a multa de R$ 293,47 e atribuição de 7 pontos na CNH.

Portanto, não vá para lugar algum com uma criança sem ter um bebê conforto ou cadeirinha em seu veículo! É essencial lembrar disso!

viagem com crianças
Viagem com crianças – Reprodução

Contrate um serviço de proteção veicular

Por mais precavidos que sejamos, ainda estamos vulneráveis a acidentes ou imprevistos durante qualquer viagem.

Assim, ter um serviço de proteção veicular é fundamental para se proteger dessas situações.

Caso não saiba, como seu nome sugere, o serviço de proteção veicular é um plano pago mensalmente para ter assegurada a proteção do seu veículo.

Dessa maneira, caso o seu carro quebre por algum motivo durante o trajeto, dê algum problema mecânico ou sofra algum acidente, basta acionar o serviço de proteção veicular e o seu problema será facilmente resolvido.

Além disso, vale destacar ainda que a proteção veicular não é a mesma coisa de um seguro automotivo. 

Em geral, existem inúmeras diferenças entre ambos, mas, normalmente, a que mais se destaca é o preço.

Nessa lógica, seguros automotivos tendem a ser muito mais caros do que serviços de proteção veicular e, muitas vezes, entregam o mesmo ou menos.

Assim sendo, dificilmente encontrará um seguro automotivo pelo mesmo valor de um serviço de proteção veicular Rio de Janeiro, por exemplo.

Tenha cautela para não confundi-los, e após pesquisar bem, escolha aquela opção que melhor encaixar com a sua necessidade.

Faça manutenção preventiva em seu veículo

Uma dica fundamental é que não se esqueça de realizar a manutenção preventiva do veículo antes de realizar alguma viagem.

Nesse sentido, o mais indicado é que leve o seu automóvel ao mecânico antes de viajar.

Assim, terá a certeza de que está tudo certo para o seu percurso e poderá evitar que o veículo pare de funcionar no meio do caminho, assim como outros problemas semelhantes.

Tenha um adulto no banco traseiro

Ter um adulto no banco traseiro do veículo é muito importante para a segurança da criança, pois ele pode observá-la para garantir que está tudo bem.

Nesse raciocínio, não há como prestarmos atenção ao trânsito e a criança no banco traseiro em simultâneo, por isso, é imprescindível que haja um adulto com ela para realizar esta tarefa.

Deixe os vidros fechados

Como última dica, deixe os vidros do carro fechados. Desse modo, evitará que algo entre no automóvel  em qualquer circunstância e que a criança coloque as mãos para fora do veículo ou algo do tipo.

Em dias quentes, o ideal é ter um veículo com ar condicionado para que o conforto seja garantido.

Já seguia alguma dessas dicas ao viajar com crianças? Conta para a gente aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.