Como visitar a Ilha do Tamanduá em Caraguatatuba?

Há várias ilhas em Caraguatatuba, mas a que mais chama a atenção dos visitantes é a Ilha do Tamanduá.

E não é apenas pelo nome que desperta curiosidade, mas sim pelas belezas naturais presentes nessa famosa ilha da cidade. 

A Ilha do Tamanduá é considerada a maior ilha do município, sendo que os principais pontos de acesso são pelas praias de Cocanha, Mococa e Tabatinga.

Essa ilha encanta qualquer pessoa, pois é um verdadeiro paraíso ecológico.

Lá você encontra uma natureza intocada, com condições perfeitas para mergulho em meio às espécies aquáticas encontradas nessa região.

Ao norte da ilha há um restaurante, onde os turistas podem se abrigar e fazer aquela parada para o almoço. 

A ilha não para de surpreender, ao Leste há uma linda praia deserta, com areia branca, água cristalina e poucas ondas, aquele cenário perfeito de filme tropical!

Ilha do Tamanduá em Caraguatatuba
Ilha do Tamanduá em Caraguatatuba

E quem gosta de pescar também encontra uma ótima oportunidade para praticar a pesca esportiva ao Sul, onde não há praia, mas há muitos peixes como sororocas, galo, garoupas e prejereba.

Não restam dúvidas de que esse é um paraíso tropical. Portanto, é uma parada obrigatória para quem está a passeio em Caraguatatuba.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como visitar a Ilha do Tamanduá se você estiver em Caraguatatuba ou até mesmo passeando de barco pelo Litoral Norte de São Paulo.

Veja as dicas a seguir.

Como visitar a Ilha do Tamanduá em Caraguatatuba SP?

Há várias formas de chegar até a Ilha do Tamanduá, mas todas elas precisam de uma embarcação.

A forma mais simples é realizando passeios de escunas e barcos onde várias pessoas são transportadas ao mesmo tempo, até a ilha.

Esse modelo de passeio é mais econômico, mas você terá que esperar um barco chegar para poder ir até à ilha. Depois terá que esperar até um barco chegar na ilha para retornar à praia. 

Outra forma de fazer um passeio em grande estilo e visitar a Ilha do Tamanduá é alugando uma lancha em uma marina em Caraguatatuba.

A cidade é cheia de marinas, mas uma que se destaca e merece ser mencionada é a Marina Imperial Caraguatatuba.

Nessa e em outra marina de Caraguatatuba, você poderá fazer a locação de uma lancha para um passeio na Ilha do Tamanduá.

Lembrando que com a locação de lancha você ainda poderá visitar outros pontos turísticos da cidade por mar, como praias e até as outras ilhas de Caraguatatuba. 

Embora seja mais caro, o passeio de lancha é muito mais vantajoso pelas possibilidades que você terá, além de poder ingressar e retornar a hora que quiser com a companhia apenas da sua família e amigos.

E se você não sabe pilotar uma lancha, não tem problema. As marinas em Caraguatatuba SP oferecem o serviço de charter, que é um piloto exclusivo para seu passeio. 

O que fazer na Ilha do Tamanduá em Caraguatatuba?

Agora que você já sabe como chegar na ilha, veja a seguir algumas dicas sobre o que fazer na Ilha do Tamanduá em Caraguatatuba para aproveitar ao máximo esse passeio:

1. Conheça a praia ao Sul da ilha

Embora a praia mais conhecida da Ilha do Tamanduá fique à Oeste, onde também se encontra o restaurante que mencionamos, a praia ao Sul é ainda mais bonita.

Essa é uma praia bem pequena, mas possui um clima acolhedor e perfeito para o descanso.

Nesta praia você ainda encontra um chuveiro de água doce, muita sombra para sentar e admirar a paisagem e até mesmo vendedores ambulantes que vendem deliciosos churrasquinhos e petiscos. 

2. Pratique esportes aquáticos

Outra dica bem legal para aproveitar o seu passeio da melhor forma possível é praticando esportes aquáticos próximo à ilha.

Nesse caso, você precisará de jet ski ou de uma lancha para praticar Windsurf, manobras com moto aquática, entre outros esportes. 

Praticantes de Stand Up Paddle, caiaque a pedal ou a remo, também costumam aproveitar as águas calmas da ilha para a prática esportiva.

Outro esporte muito interessante é o mergulho, que pode ser realizado do lado da ilha que fica voltado para o continente.

Nessa região, que é a parte mais rasa, é possível ver toda a fauna marinha, rochas e belezas presentes na ilha.

3. Pratique a pesca submarina na ilha

Por fim, quem gosta de pescar também poderá praticar diversas modalidades esportivas, principalmente a pesca submarina, que consiste em pescar em locais rasos.

Na Ilha do Tamanduá há locais rasos com no máximo 4 metros de profundidade, tornando a visibilidade perfeita para quem é iniciante nessa prática. 

Há também lugares mais fundos, com 12 metros de profundidade. Locais ideais para quem já possui certa experiência na pesca esportiva e deseja encontrar peixes maiores e variados.   

Viu só quantas coisas legais para fazer na Ilha do Tamanduá? Não se esqueça, se você for viajar para a região lembre-se de carregar todo lixo produzido na ilha com você, pois a preservação da ilha é um dever de todos os visitantes. 

Se gostou dessas dicas, deixe um comentário aqui em baixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *