Muitas pessoas encantadas pela beleza do Chile, esqueceram de estudar o lugar, as regras e também acabam deixando de lado o planejamento que é muito importante antes mesmo de viajar.
Quando você apura as informações do lugar que pretende ir para viajar ou morar, as chances de passar raiva, chorar, ter prejuízo e ficar insatisfeito com a viagem passam a ser mínimas.
Umas das coisas que temos que ficar muito atentos quando vamos para outro país é exatamente na cultura do povo, se você vê que as pessoas de um determinado lugar, geralmente usam protetor solar e protetor labial, por exemplo, deve ter uma explicação, um motivo para o uso.
Considerar os detalhes, o planejamento e o respeito na sua viagem, fará com que você se sinta mais seguro, economize tempo, dinheiro, evite conflitos e ainda por cima ganhe mais sabedoria e tranquilidade.
O que não fazer no Chile?
1 – Proibido o consumo de bebida alcoólica em locais públicos
Se algum agente avistar você bebendo bebida alcoólica em público, certamente você será multado, então para não ser surpreendido com uma multa, nem pense em beber bebida alcoólica caminhando pelas ruas do Chile como se estivesse bebendo água ou suco de uva, pois do ao contrário poderá se arrepender da atitude, principalmente se for uma pessoa economista.
2 – Andar sem camisa? Nem pensar!
Aqui no Brasil, os homens em especial tem o costume de andar sem camisa, principalmente no calor, mas lá no Chile é diferente, por mais que você esteja com muito calor, não poderá ficar caminhando como se não houvesse amanhã, sem camisa.
3 – Não vá a um bar, sem a intenção de pedir algo para comer!
Aqui no Brasil é bem comum as pessoas irem ao bar pedir apenas a bebida, não é uma regra, comprar a bebida é algo para comer. Lá no Chile não é assim, se você pedir uma bebida, tem que pedir algum petisco para degustar também.
Dicas para contar com uma excelente viagem
Antes de confirmar a viagem, faça uma lista com tudo o que você considera importante na hospedagem, pontos turísticos que pretende conhecer, tudo o que você considera essencial incluir na viagem e o que você não faz questão.
Após fazer esta lista você vai se planejar e se organizar com base no que você escreveu nela, ou seja, caso os pontos turísticos e atrações que descreveu precisam reservar o ingresso e for um passeio pago, você terá a oportunidade de reservar com antecedência e dependendo do caso você conseguirá comprar por um valor promocional, terá mais facilidade de decidir em qual hospedagem vai se hospedar, evitará a ociosidade na viagem e vai contar com um aproveitamento muito maior da viagem.
Se o seu plano é passear bastante, prefira o metrô
A linha de metrô chilena é excelente, algumas pessoas que foram para o país e alugaram um carro, se sentiram muito arrependidas, por não optarem por ir até o local de destino de metrô, pois pelo fato de no Chile ter muito trânsito, acabaram ficando muito tempo aguardando no carro.
Fique de olho nos seus pertences
O Chile é um dos lugares mais seguros do continente americano, mas mesmo assim tem muitos casos de furto. Para que você não seja surpreendido de uma forma desagradável, evite ao máximo guardar coisas no bolso da calça, ficar com a mochila virada para trás, deixar a bolsa na cadeira, entre outras situações que deixe a sua bolsa e pertences fácil de acessar.
Algumas pessoas acabam relaxando por conta do título de segurança que o país carrega e acabam se arrependendo depois, diante das consequências pela falta de cuidado. Sendo assim, não se descuide em nenhum momento!
Se pretende fazer comprinhas no mercado, compre uma sacola ecológica!
No Chile não dão sacolinha para as pessoas carregarem as coisas no mercado, por este motivo geralmente os clientes levam a sacola ecológica. Quem não leva a sacola, acabam levando as compras na mão mesmo.
Se for comprar apenas um item no mercado, até compensa ir sem levar nenhuma bolsa ou sacola, mas se pretende comprar várias coisas, a sacola ecológica vai evitar que você passe estresse.
Use o seu protetor solar e protetor labial
Algumas pessoas não consideram esses cuidados e acabam ficando com a pele ressecada e lábios ressecados no Chile, sendo assim, para que isso não aconteça também com você, se divirta no país com todos os cuidados que sua pele e sua saúde merecem, use o protetor solar, protetor labial e beba bastante água.
Evite ao máximo de pegar o táxi
Infelizmente muitas pessoas que optaram por pegar táxi no Chile, foram vítimas de golpe, de diversas formas, como, por exemplo, teve casos que passaram o troco errado, passaram nota de dinheiro falsa, cobraram muito mais caro de turistas, entre outros dissabores que ocorreram e resultaram em prejuízo para muitos passageiros.
Veja também:
- Quais são os cuidados essenciais para evitar problemas no Chile?
- Dicas para aproveitar ao máximo suas milhas aéreas e economizar nas viagens