Florianópolis onde fica e o que fazer lá?

Se você gosta de viajar, fazer turismo ou coisas do tipo, não pode deixar de considerar os passeios ao ar livre em Florianópolis.

Pois lá são encontrados diversos lugares que são muito atraentes para um bom passeio turístico ao ar livre, com muita diversidade e belezas naturais de encher os olhos.

Quer saber onde fica Florianópolis? Continua a leitura em nosso artigo!

Onde fica Florianópolis?

Florianópolis é a capital  de Santa Catarina, um estado brasileiro, no sul do país. O município tem como sua composição a ilha principal, a ilha Santa Catarina, a parte continental e algumas ilhas vizinhas.

Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, a população da cidade era de 500.973 habitantes. 

É o segundo município mais populoso do estado (depois de Joinville) e ocupa o 48º lugar no Brasil.

A população da região metropolitana é estimada em 1.209.818 habitantes, tornando-a a 21ª maior população do país. 

A cidade é conhecida pela alta qualidade de vida e é a capital brasileira com maior pontuação no Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas (IDH), calculado pelo Programa das Nações Unidas.

Como é a cidade de Florianópolis?

Como já falamos a cidade é líder no Brasil quando se trata de IDH, e como também já falamos acima, a cidade é composta por ilhas, e por conta disso ela também é conhecida como Ilha da Magia, por ter belas ilhas que são ótimos destinos para quem pretende fazer um bom passeio ao ar livre em Florianópolis. Seja você residente da cidade, ou turistas de todo o país, e até mesmo do exterior.

Quais passeios posso fazer ao ar livre em Florianópolis?

Se tratando de passeio ao ar livre, em Florianópolis você pode encontrar a maior quantidade de opções, pois é possível encontrar lugares tanto na natureza quanto no meio urbano.

Um exemplo disso é o Jardim Botânico do Itacorubi, localizado em plena área urbana no bairro de Itacorubi, o parque mede 19 hectares, e é um dos maiores da capital, todos os meses ele atrai cerca de 7 mil pessoas.

O local é arborizado, com espaços para as crianças brincarem, áreas para cultivo de hortaliças e plantas medicinais, trilhas para caminhadas, academias ao ar livre, quadras de vôlei de praia, espaços para exposições, palestras culturais e educação ambiental. 

Além desta opção, você pode optar por conhecer lagoas, praias, parques ecológicos, parques urbanos, trilhas, e muito mais.

Florianópolis
Florianópolis

Qual a melhor época do ano para conhecer Florianópolis?

O outono é uma das melhores épocas para visitar Florianópolis, especialmente nos meses de março e abril, onde a temperatura ainda é agradável e propícia para caminhadas na praia, mas não é mais tão movimentada como o verão.

Nestes meses, a chuva também vai abrandar, mas ainda sim dá para fazer muitos passeios ao ar livre em Florianópolis.

A temperatura máxima em março chega a 28 °C, e a temperatura máxima em abril chega a 25 °C.

Agora, para quem pretende fazer a viagem em maio, não espere que a temperatura fique tão alta – talvez um dia seja bom para a praia e outro nem tanto assim, tudo depende da sua sorte!

Em junho, a temperatura começa a esfriar e a praia costuma sair do roteiro da maior parte dos viajantes.

Ainda não vai está muito frio, mas não espere o calor e a praia, a dica é continuar estabelecendo roteiros alternativos em outros pontos turísticos bacanas.

Para isso, uma solução é alugar um carro para aproveitar com mais facilidade esses outros destinos.

Tudo que você precisa saber sobre florianópolis – A Ilha da Magia de Santa Catarina

Florianópolis é um dos destinos preferidos pelos turistas do estado de Santa Catarina.

Floripa, apelidada de Ilha da Magia, possui diversos atrativos naturais, desde praias de águas transparentes, trilhas com vistas incríveis, lagoas, manguezais e até dunas de areia. 

As principais dicas e informações sobre Florianópolis

Como chegar a Florianópolis?

O aeroporto de Floripa dá acesso direto a Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Outra forma de chegar a Floripa é pela Ponte Pedro Ivo Campos, recomendo fortemente que você use GPS porque as entradas são um pouco bagunçadas e você pode acabar saindo no lado errado.

Claro, você não deve viver sem GPS na ilha, essa dica é uma das principais de Florianópolis. Para quem vai de ônibus, a rodoviária fica no centro próximo ao Mercado Municipal.

Opções de transporte em Florianópolis

A maneira mais fácil de ir de um lado a outro de Florianópolis é alugar um carro, pois os ônibus são particularmente lentos nos finais de semana, feriados e alta temporada.

Para quem viaja de ônibus, recomendo baixar o app Fênix para facilitar a sua vida ou no site Mob Floripa.

Você também pode chamar um Uber, que costuma ser usado por muitas pessoas por lá, tanto residentes como turistas.

Principalmente de dezembro a fevereiro, tudo fica lotado porque há mais turistas do que moradores na ilha, e não há muitas ruas paralelas para evitar transtornos.

Portanto, recomendo sempre sair cedo para evitar os horários de pico dos trabalhadores de escritório e dos que vão à praia mais tarde ao acordar.

O que fazer em cada região de Florianópolis?

Florianópolis é uma grande ilha, nem parece ser assim quando olhamos no mapa! Tudo fica muito distante.

Se você não planejar bem o seu roteiro em Floripa pode perder muito tempo.

Eu costumo recomendar ficar em 2 ou 3 hotéis diferentes dependendo da quantidade de dias para curtir cada canto da ilha.

Fiz a divisão de cada parte da ilha e a descrição dos melhores lugares em cada região para a sua viagem planejada para Florianópolis!

Continente: Coqueiros

Florianópolis possui uma parte no continente e oseu bairro com mais conhecido é Coqueiros.

Dada a paisagem da Baía Sul, vale a pena caminhar, a praia aqui é tranquila e aconchegante, mas nem tudo é adequado para banho.

Tem uma boa infra-estrutura, muitos restaurantes, ciclovias, quadras de vôlei, e muitos outros.

Centro de Florianópolis

Oeste: Centro Histórico

O centro de Floripa fica nesta pequena parte da ilha, ao lado da ponte Pedro Ivo Campos.

Este é o centro histórico, com várias casas charmosas, praça de árvores antigas e o mercado municipal, onde é possível encontrar vários ingredientes frescos e restaurantes deliciosos.

Não perca a bela vista da Ponte Mirante da Praça Hercílio Luz! Esta ponte é um dos cartões postais de Floripa e foi reaberta para pedestres e ciclistas no final de 2019 após ficar fechada por 30 anos!

Para quem gosta de caminhar ou andar de bicicleta, pode praticar no calçadão da orla da Beira Mar Norte.

Uma boa opção é pegar uma caravana para visitar a Baía dos Golfinhos, visitar Santa Cruz de Anhatomirim e San Antonio de Ratones.

Existem várias áreas residenciais próximas ao centro, como a Trindade (próximo à UFSC), Itacorubi, Córrego Grande, entre outras.

Lagoa e agito na parte central de Florianópolis

Do lado oposto do centro está localizada a Lagoa da Conceição, um dos locais mais procurados para comer e fazer passeios.

A lagoa é muito bonita, com mais de 15 quilômetros de extensão, muito apropriada para esportes náuticos. Possui vários restaurantes que servem frutos do mar (oferece camarão) e alguns food trucks que oferecem opções variadas. 

Próximo dali se encontram as Dunas da Joaquina, um lugar onde você pode se divertir e até praticar sandboard!

Passando pelas dunas está a Praia da Joaquina, onde acontecem campeonatos nacionais e internacionais de surf.

No lado oposto da lagoa está a Praia Mole. Existem vários hotéis e a Praia Mole nas proximidades. É ideal para surf, parapente e paquera.

Tem vários bares e pontos LGBT.

Logo acima está a Praia da Galheta, que é calma e rasa, ele possui um acesso difícil e não tem estrutura, mas quem a conhece gosta porque é muito deserta e até tem uns que praticam nudismo.

Um pouco mais para o norte está a Barra da Lagoa, onde está instalado o projeto TAMAR, e onde se encontram as piscinas naturais da Barra da Lagoa! Essas piscinas são conhecidas por suas águas extremamente transparentes e calmas.

Muita natureza no sul da ilha de Florianópolis

A parte sul de Florianópolis inclui algumas áreas muito verdes e tranquilas, como Armação e Campeche.

Armação tem a praia do mesmo nome e a praia do Matadeiro, muito indicada para os amantes da natureza. 

Campeche é um destino de surfistas com águas cristalinas, ocupando o primeiro lugar entre as dez praias com cara de caribenho em Santa Catarina!

Aproveite para visitar a Ilha do Campeche, onde há inscrições de rupestres nas pedras feitas há 5.000 anos. 

As visitas limitam-se à preservação do património natural e histórico.

Vale a pena visitar a trilha da Lagoinha do Leste próximo ao Pântanodo Sul e apreciar a vista maravilhosa da Ilha da Magia.

Você também pode visitar a Reserva da Lagoa do Peri, que é a maior lagoa de água doce da ilha e manancial.

Para além das belezas naturais do sul, são encontrados também bairros históricos como o Ribeirão da Ilha e os Açores, onde chegaram os primeiros imigrantes açorianos.

Estas aldeias têm características arquitetônicas distintas, com coloridas casas geminadas, mantendo suas próprias tradições e exibindo certas expressões religiosas e culturais.

Você pode ver redes marinhas nesta área, onde são produzidos ostras e frutos do mar, e é considerada a maior produtora de ostras do Brasil.

praia-de-florianopolis-melhor-destino

As mais procuradas praias do norte de Florianópolis

Existem alguns hotéis e resorts famosos no norte, como o Costão do Santinho no Trivago pacotes de viagens 2021 você encontra ótimas opções de viagem para floripa.

Vou separar os bairros e praias mais conhecidos para facilitar o entendimento.

  • Santinho: praia tranquila com extensos cinturões de areia e inscrições rupestres.
  • Ingleses: águas límpidas, azuis e calmas, dunas rodeadas de bares, restaurantes e algumas pequenas lojas. Tem passeio de caiaque, banana boat, entre outros.
  • Canasvieiras: uma das áreas residenciais mais estruturadas, que oferece aluguel de cadeiras de praia, guarda-sóis, caiaques e diversos restaurantes, é possível praticar esportes como vôlei e remo, banana boat, caravanas e passeios de mergulho. Tem até um parquinho inflável na água. No verão, encontrar um lugar na praia não é fácil pois é muito movimentado.
  • Praia Brava: um dos melhores lugares para surfar de Floripa (as ondas muito tensas são as que dão o nome a praia). A área está repleta de apartamentos, condomínios para alugar e hotéis.
  • Jurerê: Essa comunidade é dividida em duas, o contraste é enorme! A Feira Internacional de Joalheria (Jurerê Internacional) é a parte que mais possui ostentação onde você verá vários carros importados caros e casas enormes. Esta praia está equipada com várias tendas e muitos clubes de música eletrónica.

Do outro lado se encontra Jurerê do Leste, existem algumas casas para alugar e para passar a temporada, muito adequadas para famílias e com mar calmo.

Você também pode visitar a Fortaleza de San José da Ponta Grossa.

Quer saber como se divertir em Florianópolis  sem precisar entrar no mar gelado?

Somente pessoas corajosas se arriscam a nadar em Florianópolis no inverno.

Porém, a capital catarinense tem muitos outros atrativos além das praias que dão fama a Florianópolis: o surfe na Joaquina, os corpos sarados na Praia Mole, as lotações dos argentinos em Canasvieiras e a balada de Jurerê Internacional (agora em perigo).

Veja a seguir opções de passeio em Florianópolis sem ter que ir à praia.

Santo Antônio de lisboa

Mesmo na época de praia, é necessário passar pelo menos uma tarde em Santo António de Lisboa. A colónia dos Açores situa-se entre o centro e as praias do norte.

Casas de cores vivas, algumas estradas calçadas com pedras, uma igrejinha e lojas de artesanato.

Nos fins de semana, é difícil encontrar lugar nos decks de bares e restaurantes à beira-mar. Mais importante, tem-se uma vista panorâmica da ponte Hercílio Luz ao fundo.

Banho de mar? Mesmo no verão, isso não é tentador, as águas ainda são cheias de barcos de pescadores.

Andar pelas lojas de artesanato definitivamente vai fazer você tirar muito dinheiro para fora do bolso, especialmente nas compras de peças de cerâmica e rendas.

Fora do colorido centro, já no caminho para as praias do norte, o Museu O Mundo Ovo de Eli Heil (aberto somente com hora marcada) exibe as fortes esculturas da artista. Nota: O museu não tem possui indicações por placas.

Ribeirão da Ilha

Você já deve ter ouvido falar de ostras em Florianópolis, certo? Pois bem, saiba que esta área se localiza na zona sul da cidade e é a principal zona de produção da ilha.

Também de colónia dos Açores, mas sem a azáfama de Santo António de Lisboa, Ribeirão da Ilha refere-se às cidades do interior perdidas no tempo.

O plano aqui é relaxar e apreciar a beleza dos criadouros de ostras. E, claro, sente-se na sala de jantar e experimente de várias maneiras.

O Ostradamus e o Rancho Açoriano são apostas acertadas.

Passeio de escuna para os fortes

Quem falou que você não vai para o mar? Pelo menos vai dentro de uma escuna. O lema é desfrutar de vistas panorâmicas sobre a praia e a cidade, e visitar as fortificações.

Observação importante: se você não curte passear com personagens vestidos de pirata, esteja totalmente preparado.

Normalmente a criançada  curte muito esse tipo de entretenimento.

São duas viagens com duração de cinco ou seis horas. A escuna mais curta sai da Praia de Canasvieiras (norte de Floripa), visita as praias vizinhas, rodeia São José da Ponta Grossa e para em Santa Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim, esta é a ilha fortificada mais majestosa.

Antes de retornar, há uma parada para almoçar no restaurante de praia da cidade de Governador Celso Ramos.

O trajeto mais longo parte do trapiche próximo à Ponte Hercílio Luz.

Além da parada na Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim, também fez um pit stop no Forte de Santo Antônio de Ratones.

Assim como acontece no roteiro anterior, o governador Celso Ramos também é parada para almoço.

Deixe um comentário