Economizar é sempre um bom negócio, ainda mais quando se trata de viagens. Muitas pessoas deixam de economizar, por falta de conhecimento, mas a verdade é que dá para fazer um excelente negócio de várias formas. Neste post vamos te mostrar formas de conseguir milhas aéreas e economizar bastante nas suas próximas viagens. 

Quando vamos viajar, temos que colocar várias despesas na ponta do lápis, passagem, logement, alimentação, bagagens, entre outros custos.

Obviamente que se tirar o valor da passagem, a viagem vai ficar muito mais divertida, pois o valor que você iria utilizar, para pagá-la, você poderá guardar ou aplicar em outro setor da viagem. 

Já faz mais de 30 anos que as milhas aéreas estão no mercado, mas ficaram mais famosas da última década para cá. Ficar por dentro de como adquirir milhas e se associar a algum programa de milhagem, possivelmente vai te auxiliar a economizar na próxima viagem aérea. 

Saiba como maximizar os pontos e milhas ao comprar passagens aéreas
Viaje você também com suas milhas

O que são milhas?

Milhas são gratificações utilizadas na forma de descontos em passagens aéreas, que podem cobrir até todo o valor do bilhete.

Uma das formas mais frequente de adesão é por meio de programa de milhas, atualmente disponibilizado especialmente pela empresa aérea. 

Quanto mais você viajar, mais pontos ajunta. Contando com mais pontos, mais descontos em novas passagens aéreas. E em muitos casos a passagem pode sair de graça praticamente. 

Como conseguir milhas?

As formas mais populares de adquirir milhas é comprando passagens aéreas (estando vinculado a no plano de milhas na companhia) ou efetuando compras no cartão de crédito. 

É muito importante que você verifique se alguma empresa que você costuma fazer compras de produtos e serviços está associada a algum programa de fidelidade e checar se o seu cartão de crédito tem parceria com esse tipo de programa. 

Principais programas de fidelidade:

  • Latam: Latam Pass; 

 

  • Gol: Smiles; 

 

  • Azul: TudoAzul. 

 

Cada companhia aérea tem associação com um programa de gratificação, sendo assim, as regras e condições para vantagens e troca dos pontos são distintas.

Vale lembrar também que a quantidade de milhas fundamentais para uma passagem pode variar conforme o lugar escolhido ou até mesmo a época do ano. 

Cartão de crédito

Vários bancos disponibilizam cartões com programas de pontos e milhas aéreas. No momento os cartões de crédito que juntam milhas são os cartões Premium, ou seja, aqueles disponibilizados aos clientes que gastam no cartão, valores acima de um determinado quantia estipulada pela instituição (atualmente acima de R$ 4 mil reais por mês) ou que pagam um valor mensal para contar com os benefícios desses cartões. 

Mas também tem muitos cartões de crédito tradicionais e mais básicos que disponibilizam o plano de pontos e milhas. 

Juntando pontos nos planos de fidelidade dos cartões de crédito, você pode trocá-los por milhas em várias empresas de avião parceiras, e não com apenas uma companhia aérea. 

Existem alguns cartões de crédito que ainda liberam milhas com baixíssimo custo, ou seja, em determinados períodos do ano ou estabelecimentos e lojas parceiras, as compras transformam-se em mais milhas do que o comum. 

Diante de qualquer dúvida pergunte

Algumas pessoas preferem ficar com dúvida ao invés de perguntar e com isso em muitos casos, por exemplo, as milhas passam do prazo de validade e não podem mais ser utilizadas.

Então para não acontecer isso contigo, e nenhum outro tipo de problema relacionado as milhas, é recomendável que você se informe ao máximo que puder e diante de qualquer sinal de dúvida, procure saber a resposta. 

Saiba como maximizar os pontos e milhas ao comprar passagens aéreas
Tirando as dúvidas você aumenta as chances de economizar

Veja também:

Rédigé par

Rosângela Oliveira

Rosângela Oliveira Silva é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes - SP. Trabalhou na área de assessoria, escreveu para alguns sites e no momento está atuando como redatora no site Passagens Baratas Hoje.