Lugares para visitar em Portugal: confira 4 tipos de roteiros

São vários os lugares para visitar em Portugal mas, em geral, a experiência em todos eles é muito parecida. Ou seja, você irá conhecer uma gastronomia única, paisagens exuberantes e muita beleza natural e história.

Isso porque um dos principais países da Europa é rico em cultura e atrai turistas do mundo inteiro por vários motivos.

Além disso, é possível realizar roteiros específicos pelas mais diversas regiões de Portugal, seja para amantes de vinho, fiéis que querem conhecer a religiosidade do país, conhecer praias e até mesmo praticar esportes radicais.

Então, antes de saber mais sobre os principais lugares para visitar em Portugal, separe o seu seguro viagem e confira conosco este artigo exclusivo. Boa leitura!

Escolha o motivo da sua viagem e embarque conosco em vários roteiros portugueses

Primeiramente, é bom entender que dividimos os lugares para visitar em Portugal de acordo com a intenção do turista, Logo, há roteiros com maiores distâncias entre eles enquanto outros podem ser feitos em um final de semana.

Para começar, separamos algumas cidades onde os apaixonados por história e arquitetura podem curtir em grande estilo.

Lugares para visitar em Portugal: história antiga e arquitetura

Aos amantes das artes, arquitetura e da história, são vários os lugares para visitar em Portugal que irão proporcionar conhecimento nos mais diversos graus. 

Abaixo, separamos 5 atrações imperdíveis para quem é apaixonado por construções medievais.

  • Torre de  Belém: às margens do rio Tejo, a torre é uma fortificação que une a tradição medieval com o modernismo e e se destaca por decorações de cunho nacionalista, como o Brasão de armas de Portugal
  • Palácio Nacional da Pena: Classificado em 1995 como patrimônio mundial da Unesco, esse palácio é um dos lugares para visitar em Portugal mais populares, e representa o romantismo do Século 19 em essência, situado na cidade de Sintra
  • Cabo da Roca e Azenhas do Mar: Com imponentes falésias e uma vista deslumbrante, o povoado de Azenhas do Mar se destaca pelo bucolismo em meio à natureza. Já o Cabo da Roca é o ponto mais ocidental da Europa e está dentro do Parque Natural Sintra/Cascais
  • Palácio Nacional de Mafra: Também conhecido como Convento de Mafra, este palácio está localizado a 25km de Lisboa e possui estilo barroco, com influências germânicas e romanas
  • Castelo de Óbidos: Este castelo é um dos lugares para visitar em Portugal que irá te impressionar desde a data da sua construção. Finalizado entre os séculos 12 e 13, o local era uma área que pertenceu ao segundo rei de Portugal, D. Sancho I e ainda preserva características daquela época.

Turismo religioso: o cristianismo presente na história portuguesa

Não é possível falar sobre lugares para visitar em Portugal sem citar o enorme envolvimento do país na religiosidade. Aliás, ainda que outras religiões se façam presentes na arquitetura e influência cultural portuguesa, o cristianismo predomina por ali.

Para quem conhece as cidades coloniais e históricas brasileiras como Ouro Preto, Olinda e Diamantina, haverá inclusive certa familiaridade em diversos locais. Isso porque o barroco e o rococó predominante nas igrejas brasileiras são influências diretas destes locais.

Cidades como Fátima, Alcobaça e Batalha se destacam para quem busca estes tipos de lugares para visitar em Portugal

Enquanto Fátima possui o maior centro de peregrinação cristã em Portugal por causa da primeira aparição da Virgem Maria, Alcobaça cresceu ao redor de um castelo árabe e, posteriormente, de um mosteiro cristão. 

Lá, é possível encontrar a maior igreja de Portugal, em homenagem à Santa Maria de Alcobaça.

Por último, em Batalha, você irá encontrar o mosteiro conhecido por Templo da Pátria, que foi uma exigência do rei D. João I de Portugal para agradecer à virgem Maria pela vitória contra os espanhóis na sangrenta Batalha de Aljubarrota.

Aventura: esportes radicais e pontos incríveis em vários lugares para visitar em Portugal

Os amantes de aventuras também têm lugares para visitar em Portugal. Para começar, podemos destacar a cidade de Melgaço, com uma rede de trilhas de mais de 150 km e com rios onde é possível praticar diversos esportes aquáticos.

Já nas ilhas vulcânicas do arquipélago de Açores, os turistas poderão observar baleias e golfinhos e tomar banho em águas termais e cachoeiras.

E não podemos esquecer de falar do Canhão de Nazaré, um imenso desfiladeiro submarino que já formou ondas gigantescas de até 30 metros. Surfistas mais radicais costumam se aventurar por lá.

No Vale do Ouro é possível realizar a famosa rota do vinho do Porto de bicicleta, e conhecer ruas e vilas rurais seculares. E por falar em rota do vinho, confira nossa última dica de lugares para visitar em Portugal.

Enotrip: os melhores lugares para visitar em Portugal se você quer apreciar bons vinhos

Para quem busca conhecer os famosos vinhos portugueses e, claro, ter como acompanhamento o melhor da culinária do país, as cidades de Porto e Lisboa se mostram ótimas opções. 

Isso porque em ambas é possível degustar alguns dos melhores rótulos do mundo, além de conhecer diversas vinícolas. 

Aliás, por lá, elas são chamadas quintas, e mesmo presentes em quase todo o país, possuem destaque na capital e no Porto devido à tradição desses dois lugares para visitar em Portugal.

Sobre o vinho do porto, é importante lembrar que ele é mais forte e doce que os tradicionais cabernet, carmenère, merlot e outros e tem propriedades depurativas.

Em outras palavras, se aproxima mais de um licor e pode ser degustado com pratos comuns de Portugal, como peixes, frutos secos e queijos.

A travessia entre Porto e Lisboa pode ser realizada por trem, com duração média de 2h45min e no roteiro você também passará pelas cidades de Coimbra e Aveiro.

Deixe um comentário