O Que é Hostel? Veja o que você precisa saber antes de ir para um

Já pensou em se hospedar em um hostel? Esse tipo de estabelecimento é a opção ideal para quem viaja sozinho e também para quem não pode investir um alto valor na hospedagem, mas há algumas informações relevantes que devemos falar sobre o hostel.

Para quem não sabe, hostel são os chamados albergues da juventude. Estabelecimentos com acomodação coletiva que, por esse motivo, oferecem preços interessantes para quem está planejando uma viagem. Há muitas pessoas que torcem o nariz para esse tipo de hospedagem, por desconhecer que esses estabelecimentos oferecem ótimos serviços.

O preconceito é comum no Brasil, mas estrangeiros estão acostumados com esse tipo de hospedagem e quem viaja para o exterior vai encontrar empreendimentos tão bons quantos hotéis premiados.

Acredite: é possível ter atendimento de hotel cinco estrelas se hospedando em um hostel que custa 10% do valor da diária que você pagaria em um hotel renomado!

Qual a diferença entre hostel e hotel?

Uma das dúvidas mais comuns é sobre as diferenças entre hostel e hotel. O que podemos dizer é que se trata de um alojamento, os quartos compartilhados são semelhantes ao que encontramos em acampamentos, com várias camas no mesmo quarto.

Já no hotel a grande maioria dos quartos são opções com camas de casal ou até três camas de solteiro. A falta de privacidade, porém, não é algo negativo e pode ser bem interessante para quem quer aproveitar a viagem para fazer novos amigos.

Os dormitórios, em muitos hostels, são divididos entre: masculino, feminino ou misto. Mas também encontramos empreendimentos com quartos privativos. Vale a pena pesquisar por esses quartos quando você fizer questão de dormir sozinho ou quando viajar como casal.

Compartilhar as áreas comuns é o principal diferencial entre hostel e hotel. Além dos quartos, há outras áreas comuns, como a cozinha, onde o hóspede pode preparar seus alimentos. O que não acontece nos hotéis.

Quer outra diferença? Você pode se cadastrar para ter carteiras nacionais ou internacionais para ter descontos nos hostels de todo o mundo, dificilmente você conseguirá algo parecido nas redes de hotéis convencionais.

Quem pode se hospedar em hostel?

Quem viaja sozinho precisa cogitar a opções de ficar hospedado em um hostel. Primeiro porque você irá encontrar outras pessoas que também estão viajando sozinhas e poderá fazer os passeios em turma ou apenas pegar informações bacanas com quem já está na cidade há mais dias.

Mas quem está viajando com amigos também pode curtir a hospedagem desses albergues, podendo economizar um valor considerável ao mesmo tempo que poderá expandir suas amizades e conhecer pessoas de diversos lugares do Brasil e/ou do mundo.

Quem viaja em casal também encontra hostels com acomodações privativas. Nesses casos o grande diferencial é a economia. Como falamos acima, a diária do hostel custa menos de 50% dos valores cobrados nos hotéis, algumas vezes encontramos preços 90% mais barato. Vale a pena optar por este tipo de estadia.

Hostel é seguro?

Quando usamos a palavra “albergue”, muitas pessoas ligam às associações que oferecem abrigos para sem tetos. Mas o hostel para viajantes é outro tipo de empreendimento. O questionamento sobre segurança é bem comum por conta dessa confusão dos nomes, mas o que podemos dizer é que a grande maioria dos empreendimentos são totalmente seguros.

Contudo, algumas dicas de segurança são sempre necessárias: viaje sempre com malas com cadeado, leve sempre seus principais pertences com você (celular, câmera, dinheiro, documentos, passaportes).

Esses cuidados não são exclusivos para quem vai se hospedar em hostel, tenha cuidados com seus pertences em todas as viagens que tiver. E para te ajudar a escolher os melhores hostels, faça pesquisas e veja comentários sobre os estabelecimentos em sites como o TripAdvisor ou fóruns de mochileiros.

Deixe seu comentário:

Envelope