Essa é uma região brasileira riquíssima e muito importante, não só para nós brasileiros, mas para o mundo de maneira geral. É bem verdade que muito é falado sobre a floresta amazônica de forma econômica, mas e sobre a Amazônia e seus passeios?
Sim, talvez você não saiba, mas é possível fazer diversos tipos de passeio pela região, totalmente imersivo na floresta, o que torna um destino bem diferenciado, haja vista que nem todo lugar (bem difícil) terá acesso à internet.
Então, se você gosta do contato com a natureza, quer aprender mais sobre a cultura dos ribeirinhas, estar na liberdade e em contato com a fauna e a flora brasileira, sem se importar com rede de internet, desfrute desse belo destino! A Amazônia é para você.
Mas, onde fica a Amazônia?
Nem sempre o que achamos óbvio, de fato é, então, para quem não sabe onde fica a Amazônia, é na região norte do Brasil, onde em Manaus há o famoso polo industrial que movimenta muito a economia do nosso país.
A famosa Floresta Amazônia ela acaba passando um pouco por outros países, como Venezuela, Peru e outros, porém, cerca de 60% dela está no território brasileiro.
Vale ressaltar que chegar a essa região pode ser um pouco mais complicado, sobretudo se você optar por algum pacote de viagem imersivo, ficando em pousadas, bem no meio da floresta, o que é bem possível.
O que levar nesse passeio à Amazônia?
Com os costumes de tecnologia, uma das coisas que muitas vezes nem nos lembramos é o uso do dinheiro em espécie. Com isso de “PIX” para cá, transferência para lá, não podemos esquecer que há locais na floresta em si, sem sinal e famílias, por exemplo, ribeirinhas ou mesmo pousadas que acabam aceitando somente dinheiro “vivo”.
Por isso, ter uma quantidade em espécie é de extrema importância. Tão importante quanto essa questão do dinheiro, é estar bem munido de repelente, afinal, floresta há muitos mosquitos. Assim, o ideal é que você leve e de preferência em spray para passar por cima das roupas.
Outro ponto de destaque são as roupas. Por ser um local de natureza, é importante levar roupas leves, incluindo tênis, para caminhar melhor pela floresta. Leve também roupas de banho, capas de chuva, pois lá chove bastante.
O que fazer na Amazônia?
Como já dito, a ideia é uma viagem bem mais imersiva na natureza, então, entre muitos mergulhos nos rios ao redor (a depender de onde se hospedar), você pode desfrutar do nascer e do pôr do sol que são completamente diferentes de qualquer lugar do mundo, sobretudo quando refletido nas águas.
Além disso, é possível, ter contato com animais da fauna brasileira, como alguns tipos de jacarés. Claro que tudo com acompanhamento de um guia turístico e que possa te orientar como segurar, inclusive o animal, sem machucá-lo, devolvendo-o para a natureza na sequência.
Você vai se deparar com outros animais, como macacos, revoada de pássaros, golfinhos, formigas, peixes e muito mais. E, falando em peixe, você já pensou alguma vez em pescar?
Sim, pescar é uma das possibilidades do que fazer na Amazônia, inclusive, você pode facilmente pescar piranhas. Há locais em que você pode simplesmente pescar e devolver às águas ou então, levar na pousada para ser feito de janta.
Nas várias visitas à floresta, você poderá ver árvores centenárias e milenárias, entender de onde vem o látex, além disso, você pode ter uma experiência imersiva, dormindo inclusive na floresta, em redes, algo bem diferenciado.
Novamente, para isso, é preciso contratar um pacote, ter um guia para orientar o local corretamente e te ajudar. Não bastante simplesmente estar na Amazônia e querer fazer isso, combinado?
Concluindo
Esse é um passeio que pode ser feito em família, entre amigos e até mesmo em sua própria companhia, afinal, dependendo de onde se hospedar, facilmente fará amigos durante a viagem. Mas, não é super indicado para crianças por uma questão de natureza, sem a presença de tanto “conforto” assim.
Em termos de custo, é uma viagem relativamente em conta. As hospedagens em meio a Amazônia possuem pacotes bem completos, alguns com quartos privativos e outros compartilhados, mas com custos excelentes.
Aliás, diante dessa experiência, vale muito a pena de um local realmente diferenciado, saindo da capital Manaus e partindo para uma viagem bem mais imersiva na natureza.