Ônibus Hop-on e Hop-off: O que são e como funciona?

Ônibus Hop-on e Hop-off o que é e como funciona o passeio em um? Entenda tudo sobre essa modalidade de turismo.

Uma grande opção para turistas que procuram se aventurar pelas grandes cidades é o uso dos ônibus hop-on e hop-off para se locomover. 

Quando se chega em uma grande cidade, conhecer os pontos turísticos é sempre um dos sonhos mais próximos de ser alcançados.

Para isso, no entanto, é preciso aprender a andar nesse novo local. 

Ônibus hop on hop off
Ônibus hop on hop off – Foto de Kedar Bhave Pexels

Assim, utilizar o transporte público pode ser um pouco complicado para alguns. Nesse caso, os ônibus desse tipo são excelentes e podem facilitar e muito a vida de quem tem pressa e quer ir logo ao ponto. 

Assim, entenda um pouco mais como eles funcionam. 

O que são os ônibus hop-on e hop-off

O maior exemplo desse tipo de transporte está nos ônibus vermelhos que circulam pela cidade de Londres. Apesar de eles serem os mais famosos, os ônibus hop on hop off Paris também são ótimos.

Basicamente, esse tipo de ônibus é um transporte destinado para turistas. Isso porque eles contam com rotas pré-definidas, passando pelos pontos mais visitados e mais interessantes das cidades.

Além disso, o usuário pode descer e subir do ônibus quantas vezes quiser. Se não bastasse, pode descer de um e depois subir em outro, já que eles passam pelo mesmo ponto a cada 20 minutos. 

ônibus Hop-on Hop-off
ônibus Hop-on Hop-off

Por fim, é importante entender que os ônibus passam por circuitos pré-estabelecidos. Ou seja, você vai ver exatamente aquilo que há de mais interessante em cada uma das cidades. 

Onde aproveitar os ônibus hop on hop off 

 Existem diversas cidades do mundo que contam com esse tipo de ônibus. Então, principalmente nas cidades turísticas, vale a pena procurar saber se o serviço está disponível para os turistas. 

Dentre as cidades em que é comum encontrar essas opções estão:

  • Londres;
  • Paris;
  • Nova Iorque;
  • Madrid.

Assim, é possível encontrar os ônibus com dois andares em diversas cidades. Nesse cenário, é importante lembrar que os ônibus de Paris, apesar de menos conhecidos, são muito úteis. 

Ônibus hop on hop off no Brasil
Passeio Ônibus hop on hop off Salvador Ba – Repdoução

Vale a pena usar esse tipo de transporte

Como todo tipo de serviço, o transporte nesse tipo de ônibus conta seus prós e contras. Assim, entre os pontos positivos é possível destacar:

  • Entrega o que promete;
  • Possibilidade de descer e subir quantas vezes quiser;
  • Ótima opção para pontos turísticos distantes;
  • Ideal para viajar com crianças;
  • Áudio guia com explicações detalhadas.

Por outro lado, podem ser considerados pontos negativos. 

  • No caso de chuva, o deck se fecha;
  • Os pontos de subida e descida podem não ser os que te interessam;
  • Conhecer apenas o que o trajeto do ônibus mostra.

Assim, essa é uma opção de qualidade para quem deseja viajar e tem pouco tempo. Além disso, está presente em cada vez mais cidades, entregando ótimos resultados. 

Conclusão

Os ônibus hop-on e hop-off são uma excelente alternativa para os viajantes. Assim, em cidades como Londres e Paris, contar com os ônibus de dois andares pode dar um novo significado ao passeio. 

Fernanda Smith

Fernanda Smith é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Federal do Rio de Janeiro o, formada em Jornalismo na mesma instituição torcedora do rubro negro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.