Orçamento apertado? Veja dicas para viajar gastando pouco!

Quem aí ouve a palavra “viagem” e logo se anima, mas no segundo seguinte já pensa: “putz, não vai caber no meu orçamento!”. Então, ouça só, ou melhor, leia (risos), há muitas possibilidades de viajar gastando pouco.

Muitas pessoas têm em mente que viagem precisa necessariamente gastar, ostentar e na realidade, é possível se planejar e isso tudo vai te direcionar melhor, não só na viagem, mas no seu orçamento, de modo geral, sabia?

Para ter um bom orçamento para viajar, é preciso mesmo economizar.

Então, deixa eu te falar uma coisa: se o seu sonho é fazer muitas viagens, fica de olho aqui nas próximas dicas que serão dadas e já aviso, arrume suas malas que em breve, poderá viajar gastando pouco!

Mais de 10 dicas para não apertar o seu orçamento e viajar muito!

Foi daqui que pediram dicas de viagens controlando o orçamento? Então, já anote aí essas maravilhas que, mesmo algumas sendo óbvias, raras são as pessoas que fazem. Tome nota, então:

  • Procure viajar em baixa temporada;
  • Faça muitas buscas sobre o local;
  • Passagens? Compre com antecedência;
  • Viaje com milhas, caso possua;
  • Organize seu roteiro para otimizar gastos;
  • Use e abuse do transporte coletivo.

E aí, apenas listando, tenho certeza de que alguma dessas dicas já te ajudou, não é verdade? Então, agora, vamos ao detalhe de cada uma delas para não gerar dúvida na hora de definir o orçamento e poder viajar muito.

Orçamento curto? Veja essas dicas no detalhe.

Procure viajar em baixa temporada:

Na baixa temporada, o orçamento tende a ser beneficiado justamente porque os lugares turísticos diminuem os custos, você aproveita melhor a cidade, sem tanta “muvuca”, hospedagens são geralmente mais em conta, ou seja, é muito favorável.

O que precisa ter atenção é o momento, por exemplo, se for pensar em verão, teremos praias lotadas. No inverno, as pessoas preferem montanhas. Então, talvez seja possível uma inversão de cenários, buscando a economia.

Faça muitas buscas sobre o local:

A viagem começa não quando você chega no local, mas desde a definição do destino, afinal, você precisa descobrir para onde vai, onde ficará, o que fará e tudo mais. Por isso é bem importante pesquisar.

Estude, faça buscas, anote, conheça o local, pois isso ajuda sim no orçamento reduzido.

Suas buscas te darão um norte do melhor custo x benefício de hospedagens, de deslocamento para pontos turísticos, locais para alimentação e por aí vai.

Passagens? Compre com antecedência:

Toda vez que compramos fora de época ou com antecedência, a probabilidade de conseguir preços abaixo da média é muito maior pela baixa procura. Agora, quanto mais perto você deixa da data da viagem, mais vai prejudicar seu orçamento.

Então, antecipe-se e faça a reserva das passagens com bastante antecedência.

Viaje com milhas, caso possua:

Quem usa muito o cartão de crédito acaba ganhando milhas e isso ajuda bastante em troca por produtos ou mesmo em passagens, como falamos no item anterior. Então, se esse é o seu caso, não deixe de aproveitar.

Isso obviamente libera seu dinheiro e ajuda no melhor aproveitamento da sua viagem.

Organize seu roteiro para otimizar gastos:

Parece que não, mas quanto mais você se organiza, mais você otimiza seu tempo e seus gastos. O orçamento agradece mais uma vez por isso. Pense só, dependendo da distância que vai percorrer, calculando o tempo, talvez nesse meio percurso haja alguma atração que dê para aproveitar.

Definir rotas economiza tempo e diminui os gastos financeiros.

Assim, você consegue otimizar os dois pontos. Uma dica boa, nesse caso, é avaliar todas as atrações, o período que ficará no local e traçar suas rotas.

Use e abuse do transporte coletivo:

O transporte via aplicativo (Uber, por exemplo) facilita muito quando temos pouco tempo, porém com orçamento baixo, se possível, evite e use mais do transporte coletivo. Pense que além de reduzir seus custos, você estará dentro do dia a dia das pessoas daquela cidade, enfim.

Dê um limite de orçamento diário para você:

Se você conseguir definir esse limite, maravilha! Assim, você tem uma base do quanto pode gastar, curtir e não ultrapassar, não comprometendo assim, nem o orçamento, muito menos a diversão nos próximos dias da viagem.

Essa é daquelas dicas bem básicas, porém extremamente importantes.

Dicas extras

E não pense que acabou, não. Vou deixar mais algumas dicas importantes e super válidas para você não comprometer o orçamento da sua viagem e realizar os seus sonhos por aí, mundo afora.

  • Sua hospedagem pode ser mais simples;
  • Atente-se ao câmbio mais barato;
  • Fique atento(a) aos descontos dos melhores points para visitar;
  • Locais para comer perto de turismo não é a melhor opção;
  • Se for o caso, troque sua mão de obra por hospedagem.

Conclusão

Com um tanto de empenho, de economia, análise de hospedagem, região, momento, você consegue sim fazer uma viagem bacana e com um orçamento pequeno e gastando pouco.

Agora é colocar em prática e já correr para arrumar as malas, rumo a próxima viagem com orçamento okay e baixos gastos!!!

Pri Garccia

Pri Garccia é designer gráfico há mais de 12 anos e é redatora do Passagens Baratas Hoje entre outros portais na web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.