Embora o Chile tenha seus encantos, em muitos pontos é muito importante que você tenha cuidado redobrado, para não ser enganado, passar estresse ou ter prejuízo.
Os cuidados não são recomendados apenas para quem vai morar no país e sim para todas as pessoas que vão para lá, independente de ser por um determinado período ou para ficar de forma permanente.
Infelizmente alguns indivíduos, observando que o indivíduo não é do local, procuram aplicar um golpe ou tirar vantagem dele de alguma forma, principalmente para obter ”lucros”.
Fizemos este artigo para que você saiba quais são os golpes e problemas mais comuns que ocorrem com algumas pessoas no Chile, para não acontecer com você e se por um acaso ocorrer, você saberá tomar as providências necessárias.
Golpes mais comuns no Chile e dicas de cuidados
Golpe do táxi
Alguns taxistas, principalmente os que trabalham próximo ao aeroporto e locais turísticos, escolhem passageiros específicos para aplicar o golpe, e assim conseguir mais dinheiro.
Sabendo disso, de preferência para o Uber, que embora não seja regularizado no país, você além de economizar, será menor as chances de você cair em um golpe.
Observe atentamente a nota que você entregar para o motorista, pois alguns trocam rapidamente as notas, dizem que o passageiro passou dinheiro falso, para receber duas vezes pela corrida. Então tenha muito cuidado!
Muitos motoristas quando chegam no local de destino, saem com o carro e não olham mais para trás, então evite ao máximo deixar suas compras no porta-malas, do ao contrário, você correrá o risco de perder suas compras, se não lembrar de imediato que suas compras estão na parte traseira do carro.
Se você optar em pegar o táxi, se possível solicite a notinha após o pagamento da corrida ou fotografe a placa do carro, desta forma, caso ocorra algum erro, será muito mais fácil você recorrer e fazer valer a honestidade.
Seja cuidadoso com sua bolsa e seus pertences
Embora o Chile tenha a fama de ser mais seguro que o Brasil, ainda sim existem muitas pessoas que se aproveitam da distração, descuido ou falta de conhecimento dos indivíduos para realizar furtos, então não se descuide das suas coisas em nenhum momento, para não ser feito de bobo.
Golpe da dúvida
Alguns golpistas agem em grupo, e enquanto um ou mais distraem a vítima conversando, outra pessoa passa e realiza o furto. Após o ocorrido, quando o indivíduo se dá conta, os golpistas já estão muito longe e os pertences também.
Então evite ficar conversando com estranhos, pois tem até idosos por lá que perguntam a hora e quando o indivíduo se dá conta o relógio já sumiu do braço.
Evite andar com bolsas gigantes no Chile, pois se tiver alguém com má intenção, facilmente pode colocar a mão dentro da sua bolsa e furtar tranquilamente, se aproveitando de um minuto de sua distração.
Onde você for, leve a sua bolsa também, e quando for se sentar coloque a bolsa no seu colo, pois tem pessoas que ao ouvir o sotaque diferente, já nota que se trata de um brasileiro e diante de qualquer vacilo, leva a bolsa, carteira e qualquer objeto de valor sem nenhum pingo de vergonha na cara.
Evite andar com a mochila virada para trás, sabemos que o correto é usar a mochila nas costas, mas infelizmente, muitas pessoas com más intenções, se aproveitam disso e fazem furtos até na luz do dia.
Então é melhor usar a mochila para frente ou prestar muita atenção se ela estiver nas costas, para que você não conte com nenhum tipo de surpresa desagradável, principalmente se estiver com o fone de ouvido.
Quando comprar alguma coisa, confira o troco!
A preguiça de contar o troco e verificar se a nota é falsa, pode te gerar um grande prejuízo, então para não cair nesse tipo de cilada, quando receber um valor conte para ver se confere com o valor que indivíduo tem que devolver e verifique se a nota que a pessoa te passou é falsa.
Muitos indivíduos, foram para o Chile confiando na segurança do país de olhos fechados, e tiveram seus pertences furtados, mas você não precisa ser a próxima vítima.
Essas dicas que incluímos neste artigo não são para que você risque o Chile da sua lista de viagens e sim para que você fique esperto por lá.
Veja também:
- Dicas para aproveitar ao máximo suas milhas aéreas e economizar nas viagens
- Dicas para montar um pacote de viagem super barato