Quando é o melhor momento para comprar sua passagem de avião?

Viagem de final de ano, viagem de negócios, férias, intercâmbio de estudos, visita a família. Não importa qual seja o motivo, uma coisa certamente se passa pela sua cabeça: Quando é o melhor momento para comprar sua passagem de avião?

Ficar de olho nas promoções, deixar para comprar quando a viagem estiver mais perto ou até mesmo se antecipar em dois meses ou mais?

Essa dúvida com certeza pode lhe atormentar por algum tempo, afinal é sempre bom conseguir comprar sua passagem de avião em promoção ou garantir um bom lugar no voo ou até mesmo chegar ao destino o mais cedo possível.

Para lhe ajudar com essa tarefa vamos falar um pouco sobre os momentos mais comuns em que as pessoas optam por comprar suas passagens aéreas e também quando e porque você deve optar por eles.

Quando é o melhor momento para comprar sua passagem de avião?

Próximo a data da viagem. Essa opção pode acontecer e apesar de você correr o risco de pegar passagens com preços mais altos, às vezes é possível conseguir promoções de última hora. No entanto, não opte por fazer isso quando sua viagem já estava determinada há um bom tempo.

Se essa viagem não estava planejada anteriormente e surgiu devido a um problema familiar ou de negócios, o ideal é deixar para comprar sua passagem aérea próximo a data de viajar.

Essa opção também é válida para aquelas viagens que não estão confirmadas e ainda são uma dúvida – quando você não tem certeza de conseguirá folgar naquela semana, por exemplo, ou não há certeza sobre determinado evento a acontecer.

Procure sempre verificar os preços, mas prefira confirmar a compra apenas quando tiver certeza absoluta de que a viagem acontecerá. Dessa forma é possível evitar o transtorno de trocar a passagem ou até mesmo solicitar o reembolso.

De duas semanas a um mês de antecedência

Quem pretende fazer viagens nacionais em épocas de baixa turística pode contar com um tempo menor na hora de selecionar a data para compra das passagens.

O ideal é de duas semanas a um mês de antecedência, o que lhe permitirá fazer uma boa pesquisa de preços e também garantir bons lugares no voo.

Viagens em família, em que normalmente todos querem se sentar próximos devem ser compradas com ao menos um mês de antecedência.

Vale comentar que esse prazo deve ser levado em conta apenas para destinos em épocas não turísticas ou que possuam várias opções de voos nos horários desejados.

De um a dois meses de antecedência

O destino escolhido envolve uma região turística brasileira? Ou um país fora dessa época? Assim que marcar a data da viagem, espere no máximo de um a dois meses antes do grande dia para começar a pesquisar pelas passagens de avião.

O ideal é pesquisar preços e horários em todas as operadoras conhecidas que fazem esse trajeto. Se possível prefira os voos diretos, que costumam ter um preço mais atrativo.

As chances de se encontrar promoção e bons lugares disponíveis são maiores quando você começa a pesquisar pelas passagens no máximo um mês antes da viagem.

Mais de dois meses de antecedência

Destinos internacionais turísticos ou até mesmo passagens para quem pretende viajar para fazer um intercâmbio devem ser procuradas com bastante antecedência.

No primeiro caso porque costumam ser regiões bastante procuradas e dependendo das datas escolhidas para viajar há o risco de não se conseguir um voo no horário desejado.

Já para aqueles que pretendem fazer um intercâmbio, é mais a questão do preço das passagens aéreas que se tornam mais atrativas quanto antes adquiridas.

Sem contar que é uma viagem com um período bem específico e para a qual é preciso chegar no destino em um horário pré-determinado. Dessa forma é melhor não correr o risco de ficar sem a passagem garantida.

O período certo para comprar sua passagem aérea nunca é algo fixo. Tudo depende de quando se dará a viagem, quando foi determinada, o destino escolhido e até mesmo o horário em que você precisa chegar ao destino.

Dessa forma, de acordo com sua situação você já sabe quando é o momento certo para comprar sua passagem de avião!

Deixe seu comentário:

Envelope