Turismo religioso: Destinos no Brasil e no mundo

Viajar é uma das atividades favoritas de muitas pessoas, seja viagens para praia, ou uma ida ao exterior, sempre tem um lugar que queremos muito visitar. O turismo religioso é algo que possui muitos adeptos – e esse número só vem aumentando porque a terceira idade passou a viajar mais .

E mais do que isso existem diversos lugares para se visitar, desde destinos nacionais a destinos internacionais. Confira agora uma lista com os melhores destinos no Brasil e no mundo para se fazer Turismo religioso.

Basílica de Nossa Senhora Aparecida

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, que fica na cidade de Aparecida em São Paulo. É um dos lugares no Brasil onde mais se tem peregrinação religiosa, principalmente no mês de outubro. A cidade de Aparecida se tornou um lugar de peregrinação e fé pois quando ainda era uma vila três pescadores encontraram uma imagem da santa no rio, depois desse momento a pesca no local foi abundante.

Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Basílica de Nossa Senhora Aparecida

De um altar na pequena vila a cidade de Aparecida hoje abriga o terceiro maior templo religioso católico no mundo. Por ano cerca de 8 milhões de pessoas visitam a cidade de Aparecida, sendo que a Basílica possui diversos locais de apoio aos peregrinos, como ambulatórios, salas para batizado, capela de penitência, salão de promessas, berçário, sala de refeições. Além disso, o local possui também exposições, feiras, museus e outros lugares para os turistas visitarem.

Festa do Círio de Nazaré em Belém

A Festa do Círio de Nazaré surgiu a partir do momento que em uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré encontrada por um caboclo nas margens do rio Igarapé.

Toda vez que a imagem era retirada das pedras do rio, ela sumia do local e voltava para o rio sem explicação, a partir desse episódio foi construída uma igreja no local no ano de 1941.

Grande procissão do Círio de Nazaré

Grande procissão do Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré acontece durante 15 dias no mês de outubro e é composto por diversas procissões pela cidade de Belém.

Além disso, são realizadas missas de hora em hora, novenas, romarias e a noite diversas barracas, feiras, parques, fogos e outras atividades para crianças e adultos. A festa do Círio de Nazaré se encerra no último domingo de outubro com a procissão de retorno.

Paixão de Cristo – Jerusalém – Pernambuco

A encenação da Paixão de Cristo em Jerusalém é um dos eventos religiosos mais famosos do Brasil. Todos os anos semanas antes da Páscoa a cidade reúne milhares de pessoas que vão para assistir mais de 500 atores encenarem os últimos passos de Cristo no maior teatro a céu aberto do mundo.

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém - Pernambuco

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém – Pernambuco

O teatro conhecido como Nova Jerusalém é composto por muralhas e 70 torres, incluindo o Palácio de Herodes, o Fórum de Pilatos, entre outros locais importantes.

A encenação tem cerca de duas horas, os turistas que vão para o espetáculo podem comprar um pacote de viagem que já inclua o transporte até o local, o ingresso para o espetáculo e a hospedagem.

Viagem a Terra Santa

Um dos locais mais procurados do mundo quando o assunto é turismo religioso é a Terra Santa, que inclui os países de Israel, Cisjordânia e algumas partes da Jordânia, pois é nesses locais onde Jesus viveu.

Inclusive a cidade de Jerusalém, em Israel, é considerada como um dos lugares mais sagrados para os católicos, e Jordânia, onde Jesus teria sido crucificado é um dos destinos mais procurados por quem faz a peregrinação. O local atrai visitantes em todas as épocas do ano, no período do Natal e da Pascóa.

Vaticano

O Vaticano atrai milhares de fieis todos os anos que querem visitar o local onde o Papa vive. Um dos pontos principais é a Praça São Pedro onde o Papa celebra algumas missas e faz pronunciamentos, a praça possui um obelisco com mais de 40 metros de altura que tem formato de cruz.

O Vaticano fica dentro da cidade de Roma, na Itália, no local é possível visitar museus, praças, a Basílica de São Pedro, onde o papa celebra as principais missas do ano de acordo com o calendário cristão, o local possui estilo renascentista e tem obras de grandes artistas, inclusive de Michelangelo a Capela Sistina, que é famosa devido a sua arquitetura e inspiração no Templo de Salomão, lugar bíblico.

E então? Qual vai ser o seu destino? Conte pra gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Envelope