Quem quer fazer uma viagem diferente, deixando de lado os luxuosos hotéis e procurando por lugares mais acolhedores e tranquilos, precisa conhecer o Turismo Rural Brasileiro, ou também conhecido como agroturismo.
Na maioria das vezes os turistas essa modalidade ficam hospedados em hotéis fazenda, ou até mesmo em casas familiares.
O objetivo desse tipo de turismo é proporcionar aos viajantes um contato maior com a natureza e poder aproveitar tudo que o campo tem a oferecer.
A seguir falamos sobre essa modalidade de turismo que vem ganhando cada dia mais adeptos, e te indicar os melhores destinos para quem não abre mão de estar em contato com a natureza! Vamos lá!
O que é o Turismo Rural
O Turismo Rural vem ganhando muito espaço nos últimos anos devido a alta demanda de pessoas que procuram por tranquilidade, ficar mais perto da natureza e ainda tem a oportunidade de ter tudo isso com as mais lindas paisagens.
O melhor do Turismo Rural é que você pode dispor de tudo isso com a possibilidade de ficar em um hotel fazenda, que vai te proporcionar todo o conforto necessário para aproveitar os seus dias de folga.
Nos pacotes turísticos para Hotéis Fazenda o turista pode fechar um pacote com opção de atividades de lazer, como passeios a cavalo, trilhas ecológicas, cachoeiras entre outras atrações.
Existe também a opção de ficar hospedado em casas de família que recebem os turistas, além da possibilidade de participar ativamente do dia a dia das famílias, ainda é possível participar das atividades da comunidade, como plantio, colheita e demais atividades realizadas naquele local.
Outro ponto forte do Turismo Rural é a gastronomia, uma vez que na maioria dos locais que oferecem o agroturismo a comida principal é a regional, o que possibilita que os visitantes experimentem comidas saborosas e caseiras.
Melhores lugares para Turismo Rural no Brasil
Se você se interessou pelo Turismo Rural confira os melhores destinos para viajar:
Cabaceiras (PB):
Cabaceiras, é uma pequena cidade a 180 quilômetros de João Pessoa, Capital da Paraíba, é famosa devido a sua paisagem que já foi cenário para diversos filmes, incluindo o Auto da Compadecida.
Possui diversas pontos turísticos como o lajeado do Pai Mateus, composto por mais de 100 blocos de granito que forma um vista magnífica. Também é possível visitar grutas, sítios arqueológicos, inscrições em arte rupestres, trilhas e cachoeiras.
Gravatá (PE):
Gravatá é um cidade que foi fundada a partir de uma fazenda, por isso o município, que fica a 84 quilômetros de Recife, atrai uma grande quantidade de turistas que estão em busca de estar perto da natureza e do ambiente rural.
Além disso, mesmo sendo localizado no Nordeste, a cidade possui clima ameno com temperaturas que chegam no máximo a 22 graus, o que atrai muitas pessoas que estão querendo curtir as paisagens nordestinas e fugir do calor ao mesmo tempo.
Na região é possível aproveitar ainda a culinária local, cachoeiras e piscinas naturais. Uma curiosidade é que em Gravatá existe uma estátua do Cristo Redentor, que fica no alto de uma escadaria com 365 degraus.
Vassouras (RJ):
Vassouras é uma cidade histórica, conhecida no século 19 como cidade dos barões de café, devido a produção que era realizada no local.
As ruas da cidade possuem arquitetura que contam a história do local, além disso, Vassouras possui diversas construções coloniais, como é o caso da Casa da Hera, uma das principais casas habitadas pelas famílias cafeeiras.
A cidade ainda oferece visitação as fazendas que possuem diversos objetos e mobiliários históricos. O Festival do Vale do Café, que acontece no mês de julho, atrai visitantes de todo o país.
Bento Gonçalves (RS):
Bento Gonçalves é conhecida como a Capital Brasileira da Uva e do Vinho, então ela é uma ótima opção para quem procura o turismo rural e o enoturismo no Brasil, que é turismo em busca de apreciação de vinhos.
A cultura italiana é muito forte na cidade, o que pode ser visto na culinária, que é voltada para os quitutes herdados dos imigrantes italianos.
Um dos principais eventos da cidade, a Fenavinho, acontece desde 1967, e apresenta mais de 700 amostras de vinhos de 18 países, além de milhares de turistas dispostos a provar de todos os vinhos da feira.
Além do vinho, Bento Gonçalves é conhecida pelo ramo moveleiro, uma vez que cerca de 8% da produção de móveis no Brasil vem da cidade.
E então, qual vai ser o seu destino? Conte pra gente nos comentários e continue nos acompanhando para saber tudo sobre viagens, passagens aéreas e ofertas!