Viagem em Família para o exterior: como planejar

Uma viagem em família para o exterior, é uma grande oportunidade para viver momentos incríveis ao lado de quem você ama.

No entanto, é importante ter em mente que, para realizar este tipo de viagem, é necessário fazer um bom planejamento. 

Isso porque, viajar para outro país não é nada tão simples e fácil. Você precisa, por exemplo, escolher um destino que agrade a todos, emitir os documentos necessários, fazer reservas, comprar passagens e muito mais.

Por isso, no artigo de hoje, nós separamos para você as principais dicas para que você possa planejar a sua viagem em família para o exterior da melhor maneira possível.

Então, se você quer saber quais são essas dicas, é só continuar acompanhando a leitura com atenção!

viagem em familia
viagem em familia

Como planejar uma viagem em família para o exterior

Planejamento financeiro

Normalmente, uma viagem para o exterior não, é algo muito barato, ainda mais quando é em família.

Por isso, o primeiro aspecto que você precisa considerar em seu planejamento é qual o orçamento disponível para a viagem e quais os custos que você terá com ela.

E para isso, é de suma importância fazer pesquisas na internet e ir anotando todos os valores e gastos em uma planilha.

Por exemplo, você precisa verificar quais serão os custos com: passagens, hospedagem, alimentação, transporte, seguro viagem, passeios, compras, etc.

Quanto mais completa e detalhada for a sua planilha, melhor será para você avaliar a quantia necessária para a viagem.

Ah! E não esqueça de separar também uma quantia extra. Nunca faça uma viagem em família com o dinheiro exatamente contado.

Destino

A ideia de uma viagem em família para o exterior, é proporcionar momentos de diversão, descanso, aprendizado, entre outros aspectos.

Por isso, outro ponto importante que você deve considerar é a escolha do destino, afinal de contas, você e sua família devem ir para um lugar que todos queiram ir, que tenha atividades para que todos possam aproveitar e claro, que seja compatível com o orçamento estabelecido.

E para isso, vale a pena separar pelo menos três melhores destinos e fazer uma votação, afinal, como a viagem não será individual, todos têm direito a opinar.

Melhore Destino internacional para viagem em familia
Destinos internacionais para viagem em familia

Além disso, vale a pena considerar também o clima do destino quando vocês forem viajar. 

Isso porque, se vocês gostam de calor, por exemplo, talvez não seja uma boa ideia ir para um determinado destino quando estiver no frio.

A tendência é que vocês não consigam aproveitá-lo como gostariam.

Data

Após escolher o destino, é hora de pensar na data que vocês farão a viagem. Isso porque, como é uma viagem em família, vocês precisam verificar qual é a época do ano mais adequada para todos.

Vocês precisam considerar as férias do trabalho dos adultos e as férias da escola das crianças/adolescentes.

Documentos e vacinas

Depois que vocês escolherem o destino e a data que farão a viagem em família, é importante que vocês verifiquem (e emitam) os documentos necessários para a viagem, como passaporte, visto, entre outros.

Além disso, é preciso verificar também se é necessário tomar algum tipo de vacina para que vocês sejam autorizados a entrar no país.

Por isso, durante o planejamento, não deixem de verificar estes dois aspectos: documentos e vacinas.

Passagens aéreas

Passada a parte um pouco mais burocrática do planejamento de viagem, é hora de começar a pesquisar pelas passagens aéreas.

Nunca as compre logo de cara. Primeiro, pesquise bem, compare preços e utilize sites como o Kayak,  Skyscanner e o Viajanet para verificar ofertas, promoções e cupons de desconto.

A antecedência é um fator fundamental para conseguir um bom preço pelas passagens.

Hotel para familia
Hotel para familia

Acomodação

Onde você e sua família ficarão hospedados no exterior? Em um hotel? Em um resort? Em uma casa alugada?

Hoje em dia, existem diversas opções de acomodação para você escolher. Por isso, avalie as características, preços e comodidades de cada uma e escolha aquela que mais corresponda com o seu perfil e da sua família.

Vocês não precisam ficar em um super resort luxuoso, mas também não precisam ficar em um local que pareça ser arriscado, perigoso.

Encontrem um meio-termo, uma acomodação que seja um bom custo-benefício.

Seguro viagem

Ao fazer uma viagem para o exterior, é de suma importância contratar um seguro viagem. E quando falamos em viagens com crianças/adolescentes, este item é ainda mais relevante.

Isso porque, mesmo fazendo um ótimo planejamento, problemas, imprevistos ou emergências podem acontecer.

Às vezes a criança ou o adolescente pode se machucar, ficar doente, então, antes de viajar, pesquise as opções de seguro disponíveis no mercado, avalie os preços e as coberturas de cada um, e claro, contrate um para a sua viagem em família.

Roteiro

Ao escolher um destino, normalmente as famílias já têm em mente alguns passeios para fazer e algumas atrações/pontos turísticos para conhecer.

Porém, às vezes há lugares e passeios incríveis no destino que vocês desconhecem. 

Por isso, ao planejarem a viagem internacional, pesquisem em blogs e canais no YouTube quais são as melhores coisas para fazer/conhecer no destino que vocês irão e, a partir disso, montem um roteiro.

E ao montá-lo, coloquem as datas, as localizações e os horários para cada item. Dessa forma, a viagem será muito mais organizada, divertida e proveitosa.

Ah! E vale ressaltar que talvez vocês não consigam conhecer ou fazer tudo que haviam planejado, por isso, estabeleçam prioridades. Assim, ninguém ficará triste ou frustrado depois.

Mala para familia
Mala para familia

Bagagem

Quando estiver chegando o dia da sua viagem em família, é hora de começar a montar a bagagem, tanto a sua, quanto a do seu cônjuge e das crianças.

E para este aspecto, uma dica bastante relevante é pesquisar na internet como estará o clima no destino quando vocês estiverem lá.

Isso porque, assim, vocês podem montar uma mala pensando nisso e a escolha de roupas, acessórios, entre outros itens, será muito mais assertiva.

Se vai estar calor, faz sentido vocês levarem, por exemplo, jaquetas, toucas e luvas? Não, não é verdade?

Portanto, façam as malas com inteligência, sejam objetivos.

Além disso, não esqueçam de separar um kit de primeiros socorros com alguns produtos e remédios, em caso de uma eventualidade.

Estacionamento

Para finalizar, separamos uma dica para o dia em que você e sua família forem viajar.

Vamos supor que vocês sejam de São Paulo e queiram ir com o carro da família até o aeroporto.

É claro que deixá-lo na rua não é a melhor opção. Por isso, algumas semanas antes de viajarem, pesquise na internet por um estacionamento aeroporto de Guarulhos se você vai viajar de São Paulo.

Assim, você poderá reservar uma vaga para o veículo e viajar mais tranquilo, sem medo de que algo aconteça com ele enquanto você estiver fora.

Agora conta para a gente, as dicas que apresentamos neste artigo serão úteis para a sua viagem em família? Tem algo que você queira acrescentar? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *