Village du Livre, França: uma viagem para os amantes de livros

Fazer uma viagem para a França é o sonho de muitas pessoas, mas geralmente, o destino que muitas pensam em visitar é a famosa e deslumbrante capital, Paris.

Contudo, será que apenas esse destino francês é digno de visita? Será que não existem outros lugares incríveis na França que merecem receber turistas?

As cidades literárias francesas com certeza não alguns destes lugares, e você precisa conhecer um pouco mais sobre elas agora mesmo.

Assim, poderá incluir a famosa Village du Livre em sua rotina de viagem, e tirar um tempo para conhecer uma vila inteira dedicada a literatura, artesanato e outros tipos de artes.

Então, continue lendo nosso artigo e conheça a fascinantes Village du Livre.

O que é uma cidade literária?

As cidades literárias francesas nada mais são do que um conjunto de 8 pequenas cidades que fazem o comércio de obras literárias de segunda mão.

Esse conjunto de cidades tornou-se um verdadeiro destino turístico, o qual atraí milhares de amantes de livros, artes e literatura todos os anos.

Para se ter uma ideia do tamanho da proporção de popularidade que essas cidades literárias ganharam, hoje em dia existem mais de 90 livreiros, artistas e artesãos que fazem parte deste destino turístico.

le Point du Jour
le Point du Jour/Shutterstock.com

A iniciativa destes artistas ajudou a atrair turistas e muitos moradores novos para as aldeias que fazem parte deste incrível território.

Desde o início e por muitos e muitos anos, estes livreiros, artistas e artesãos organizaram vários eventos culturais, tais como:

  • Feiras incríveis de livros e antiquários;
  • Encontros de autores renomeados e iniciantes;
  • Mesas redondas e conferências de autores contemporâneos, artistas e artesãos que trabalham com o comércio de livros;
  • Eventos e palestras literárias;
  • Vários tipos de Workshops super interessantes e culturais com vários temas diferentes como tipografia, gravura, ilustração, iluminações, caligrafia, impressão, fabricação e encadernações de papéis.

Como se não bastasse, as vilas que parecem ter saído da época medieval possuem restaurantes deliciosos e festivais de literatura voltados para o público infanto-juvenil.

Ou seja, é o destino completo e perfeito para toda e qualquer família, não é mesmo?

Montolieu, a Village du Livre francesa mais famosa de todas

Sabendo exatamente do que se trata uma cidade literária, chegou o momento de você conhecer Montolieu, a Village du Livre mais famosa de toda a França.

Montolieu fica localizada no departamento de Aude, a 20 minutos de Carcassonne e a 45 minutos de Toulouse.

Entre as 8 opções de cidades literárias francesas que você pode escolher para fazer uma visita, sem sombra de dúvidas, a Village du Livre de Montolieu deve ser a sua primeira escolha.

Além disso, ela é considerada por muitos a cidade literária francesa mais interessante de todas, e não é por acaso que ela recebe esta fama.

Em Montolieu você encontra inúmeras livrarias, além de muito artesanato e museus de tirar o fôlego.

Localizada bem no topo do Montagne Noire, a vila de Montolieu atraí milhares de turistas todos os anos, os quais ficam verdadeiramente fascinados com as bibliotecas gigantes e as várias salas espalhadas pelos cantos escondidos desta Village du Livre mais do que fascinante.

Ao visitar Montolieu, você não ficará apenas fascinado com as livrarias e obras que lá existem, mas também com os artistas, galerias e artes plásticas incríveis que fazem parte da história desta pequena vila.

O que fazer em uma visita a Village du Livre?

Agora que você já sabe exatamente o que é uma cidade literária e conhece um pouco mais sobre Montolieu, a principal Village du Livre francesa, o que acha de receber dicas sobre o que fazer quando visitar essa cidade belíssima?

Por mais que existam muitas atividades que você pode realizar em uma visita a Village du Livre Montolieu, você não pode deixar de conhecer o Museu de Artes Literárias, ou Musée des Arts et Métiers du Livre.

Este incrível museu te permite acompanhar a fabricação de papel e ver como acontece a impressão do mesmo.

Além de poder assistir a uma apresentação incrível sobre a história da escrita e das publicações literárias que fazem tanto sucesso entre os amantes de livros.

Mas não é só isso, você também pode optar por vasculhar cada cantinho dessa cidade incrível em busca de um exemplar de uma obra literária rara que você goste, pode visitar galerias e museus para admirar todo tipo de arte e também fazer um passeio turístico e visitar a bela igreja de Saint-André.

Se você deseja fazer um passeio turístico pela França e é um amante de livros e de tudo que tem a ver com literatura, com certeza não pode deixar de conhecer a Village du Livre Montolieu.

Acredite, você ficará fascinado com tudo que verá por lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.