O Pantanal se caracteriza por ser um lugar plano e alagado, localizado no centro-oeste do país, nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Embora as áreas ecológicas se estendam pelo Leste da Bolívia e norte do Paraguai, a maioria está localizada no Brasil.
As localizações pantaneiras, além de possuírem uma imensa beleza, chamam muito a atenção por conta da cultura do povo do local, festas, tradições, crenças, gastronomia, mistérios, entre outros detalhes que atrai muitos visitantes e pessoas que admiram apenas por imagens e demais conteúdos.
Por conta do aquecimento global e falta de cuidado de alguns moradores com a natureza do local, muitas habitações ficaram abaixo da água e muitas aves que antes pousaram no Pantanal, hoje não são mais vistas.
Uma das regiões que mais esbanja beleza daqui do nosso país é o Pantanal, mas o fato do lugar ser incrivelmente lindo, não significa que não precisa cuidar, muito pelo ao contrário, os cuidados precisam ser intensificados, do ao contrário os problemas causados pela carência de preservação vão ficar cada vez mais em evidência.
Cuidar da natureza é um dever de todos nós
Algumas pessoas que são proprietárias de terras e riquezas, para obterem mais lucros, ignoram todos os cuidados necessários com o meio ambiente e atuam como agressoras do ecossistema.
Mas é preciso lembrar que a responsabilidade de cuidar da natureza pertence a todos nós, e que quando ela recebe maus tratos se manifesta das piores formas possíveis, como estamos vendo acontecendo em vários lugares, inclusive no Pantanal.
Animais
No Pantanal cultivam muitos gados, cavalos, tem os tuiuiús marcantes na região, jacarés, veados, araras, lobos-guará, jaguatiricas, onças-pintadas, cobras (ex: anaconda), dentre outros.
Cultura
Mesmo com o passar do tempo, os pantaneiros não deixaram de cultivar a cultura local e as tradições. O povo cuida da terra, dos animais, fazem festas tradicionais, com o som da viola, danças e muita cantoria que enaltecem as músicas que fazem parte do gosto das pessoas da região.
A junção da cultura dos povos indígenas Guarani com a dos imigrantes europeus, é muito forte na região pantaneira, e por ser diferenciada, enche os olhos dos visitantes de encanto e curiosidade.
3 Curiosidades sobre a cultura pantaneira
- A Sucuri, que é considerada a segunda maior cobra do mundo, está presente no Pantanal;
- Embora exista diversidade no Pantanal, alguns animais estão correndo o risco de serem extintos, como o tuiuiú, a capivara e o suaçuetê.
- A onça-pintada, já está extinta nos Estados Unidos, enquanto no Brasil existe uma pequena população de onças, que estão presentes no bioma pantaneiro.
Gastronomia
Uma das melhores partes do Pantanal é a culinária do local, que por conta da herança cultural é muito rica não só de deliciosos pratos, mas também de temperos, e aromas.
Os turistas que experimentam as comidas do Pantanal, nunca mais se esquecem, pois são muito saborosas e muitas delas carregam uma história por trás, por serem passadas de geração para geração.
Quais são os pratos típicos do Pantanal?
Faz parte dos pratos do Pantanal brasileiro a farofa de banana-da-terra, chimarrão, quebra-torto, o churrasco de buraco, pacu assado na folha de bananeira, arroz carreteiro com carne seca, caldo de piranha, moqueca de pintado, macarrão de comitiva, tereré, paçoca, sopa paraguaia, entre outros deliciosos pratos.
Se você está a procura de um lugar tranquilo, e que te proporcione o contato com a natureza, o Pantanal é uma excelente alternativa e para completar você vai contar com várias outras maravilhas que este lugar tem para oferecer que ultrapassam o que relatamos no texto que vai fazer com que você tenha uma experiência única e muito especial.
Veja também: