Com o aumento do aquecimento global e todos os problemas causados por causa dele, várias pessoas passaram a se policiar mais, com o intuito de evitar ao máximo prejudicar o meio ambiente.
Muitos indivíduos ainda jogam lixo no chão e em lugar inapropriado; maltratam os bichinhos; e manifestam atitudes ruins também de várias outras formas.
Antigamente, muitas pessoas não tinham muito acesso à informação, mas hoje mudou bastante, visto que apenas com um clique, conseguem fazer uma pesquisa além do que esperou.
Então antes de viajar, estude sobre turismo sustentável e quando estiver em viagem se divirta com responsabilidade, pois o planeta é nossa casa. Ao diminuir alguns excessos para cuidarmos da natureza, estamos cumprindo a nossa missão.
Quando você cuida do meio ambiente, você também cuida de você!
Se você tem planos de fazer algo pelo meio ambiente, comece a fazer isso hoje. Opções de cuidados é o que não falta, tanto para você seguir, quanto para você conscientizar se pessoas, sobre a importância de evitar mais danos ao meio ambiente.
No mês de setembro muito falam sobre essa pauta, por denominarem o mês de setembro verde, algumas pessoas passam a se conscientizar a partir do momento que acessam aos conteúdos demonstrados neste mês referente a importância de cuidar da natureza, mas e os cuidados nos outros dias do ano como fica?
Não adianta apenas se conscientizar, é preciso ter atitude, pois o meio ambiente pede socorro e não é de agora, faz muito tempo vem dando sinais de que está carente de cuidados especiais.
Muitos empresários, para oferecer o melhor para os clientes de forma responsável, reduziram a emissão de gases produzidos pelas fábricas, estão evitando fazer testes em animais, procuram usar o bom e velho ventilador, e assim por diante.
O que é turismo sustentável?
O turismo sustentável aborda 3 linhas: a ambiental, a sociocultural e a econômica, deixando em evidência as necessidades dos turistas, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais.
Ambiental
O ambiental além de se preocupar com a preservação da natureza por meio do uso de plástico, também demonstra preocupação com relação à diminuição da emissão de carbono utilizado no turismo e também procura criar infraestruturas que cuidem do meio ambiente e passe informações aos viajantes, sobre a importância de cuidar da biodiversidade.
Sociocultural
A linha social tem como intuito ajudar as comunidades locais, colaborando para que elas se integrem ao comércio voltado para o turismo e possam contar com seus benefícios. Vemos muito isso acontecer quanto às hospedagens, contratam trabalhadores locais, usam alimentos das fazendas próximas, gerando emprego para as pessoas e demonstrando a valorização da cultura local.
Econômico
Essa linha diz respeito ao lucro no financeiro, que deve ser construído levando as outras duas linhas em consideração. O intuito dos empresários é exatamente que as empresas cresçam, mas isso não pode ser feito de qualquer jeito. A busca pelo sucesso deve ser limpa sem prejudicar o meio ambiente e desvalorizar a cultura local.
Dicas de como praticar o turismo sustentável:
- Procure se hospedar em um lugar que demonstra cuidado com a natureza;
- Não jogue lixo no chão;
- Compre do comércio local;
- Valorize a cultura do lugar;
- Economize água;
- Evite deixar o ar condicionado ligado;
- Só coloque no prato o que for comer para evitar desperdício;
- Prefira transportes coletivos;
- Entre outras formas;
Tomando todos esses cuidados você aumenta a qualidade de vida, diminui casos de desastres naturais, melhora a economia, cuida do meio ambiente e também preserva os recursos naturais.
Veja também:
- Hospedagens ecológicas: uma nova tendência para viagens sustentáveis
- Hotel Fazenda em Santa Catarina: 7 opções que unem natureza e conforto