Muitas pessoas desejam viajar para o Japão, mas não fazem a menor ideia das atitudes que não são bem vistas no local. Para que você não passe vergonha, ou seja, advertido, é muito importante que estude a cultura japonesa antes de comprar a sua passagem.
Alguns indivíduos, por falta de conhecimento, acabam tendo atitudes equivocadas em outro país, e por olharem com cara feia ou reclamarem, o cidadão repreendido fica tão constrangido, que chega a riscar o nome do lugar da agenda, para não voltar mais.
Neste post separamos 9 atitudes que você deve evitar ao máximo ter no Japão para não ter problemas ou ser vista como uma pessoa desrespeitosa e sem educação.
Não tenha nenhuma dessas atitudes no Japão:
1 – Nada de ficar namorando em público
Algumas pessoas trocam carinhos na rua, e algumas quando o clima esquenta, manifestam-se de forma caliente em qualquer lugar. Lá no Japão eles não evitam ao máximo demonstrações de afeto e ousadia na rua, até mesmo beijos e abraços eles evitam.
2 – Não jogue o lixo no chão
Muitos indivíduos não acham a lixeira na rua, logo descartam o lixo no chão ou em qualquer outro lugar, mas no Japão não é assim que as coisas funcionam.
Caso você estiver com um lixo, e não tiver nenhuma lixeira próxima a você para fazer o descarte, o aconselhável é que você leve o lixo para casa para jogar na sua lixeira. Alguns lugares, como lojas de conveniência e estações de trem, tem lixeira, cada uma de uma categoria para você jogar no lugar correto.
3 – Evite ao máximo assoar o nariz em público
No Japão eles acham muito feio e anti-higiênico assoar o nariz em público. Caso precise assoar o nariz, vá ao banheiro ou em um lugar particular, para realizar a limpeza. É recomendável que se você estiver gripado use máscara, pois dessa forma estará demonstrando cuidado.
4 – Não chegue atrasado
Se tem uma coisa que aborrece os japoneses é atraso. Ao combinar algo com alguém no Japão, procure chegar no horário marcado, de preferência com antecedência, pois os japoneses prezam muito pela pontualidade.
5 – Não coma andando pela rua
Por mais movimentado que esteja sendo o seu dia, não peça uma comida no Japão e saia comendo e andando, pois para eles é preciso respeitar o momento da refeição. Sente-se para comer e evite chamar a atenção de forma negativa.
6 – Não fure a fila
Independente da fila ser no mercado, no banco, e qualquer lugar que seja, não passe na frente de ninguém, assim como você, todos precisam aguardar pela sua vez. Caso você fure a fila, é bem provável que alguém por lá, te olhe com uma cara de desaprovação.
7 – Não aponte para as pessoas
Algumas pessoas têm a mania de falar sobre alguém e apontar o dedo para mostrar. Se você pretende ir para o Japão, corte essa mania pela raiz, pois lá eles acham essa atitude ridícula e desrespeitosa.
8 – Não fique conversando no celular em voz alta, dentro do transporte público
Para algumas pessoas essa atitude é normal, mas no Japão não. Ficar conversando em voz alta no celular é um sinal de desrespeito com as pessoas ao redor. No país, pelo fato das pessoas evitarem ao máximo essa atitude, os transportes públicos geralmente são silenciosos.
9 – Não seja irresponsável com seu trabalho
No Japão eles valorizam muito o trabalho, se esforçam bastante para não serem vistos como pessoas sem responsabilidade. Então se for para o Japão para trabalhar, respeite o seu trabalho.
Veja também: