Por que fazer um intercâmbio internacional?

De imediato, damos-lhe a resposta mais direta: porque a merece! Ok, se já está satisfeito com esta justificação, pode ir diretamente aqui e falar com os nossos consultores.

Mas se quiser saber mais sobre as razões para ir para o estrangeiro, continue a ler neste post.

Há milhares de razões para ir a um intercâmbio, mas escolhemos ser mais práticos e selecionamos as melhores razões para ir a um intercâmbio.

Antes de começar, lembre-se que viajar como turista não é o mesmo que trocar dinheiro. Veja quais são as diferenças neste post.

Estudantes em Intercâmbio
Estudantes em Intercâmbio – Foto de Athena no Pexels

Razões para fazer um intercâmbio:

APRENDER E PRATICAR UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA

Para a maioria das pessoas, esta é a principal razão para considerar a possibilidade de fazer um intercâmbio. Afinal, a forma mais rápida de aprender uma língua quando se vive num país onde ela é falada é estudá-la. Aprende-se e põe-se em prática.

Além disso, aprenderá a língua como um nativo, e provavelmente terá o mesmo sotaque (ou sotaque britânico!).

FARÁ MUITOS AMIGOS

Não vamos mentir que estudar no estrangeiro será um pouco assustador no início. Mas é também uma grande oportunidade para fazer novos amigos.

Numa troca, irá conhecer pessoas de todo o mundo que provavelmente fazem o mesmo que você: A tentar adaptar-se a uma nova cidade.

Quando se partilha este momento especial, criam-se amizades que durarão para sempre.

GANHAR CONFIANÇA E INDEPENDÊNCIA

Viajar para um novo país exige que se seja pelo menos um pouco corajoso. Estará a fazer coisas que nunca fez antes, e ao fazer bem em novos desafios, dar-lhe-ão uma sensação de confiança extra, e pouco a pouco será visto como mais confiante.

Algumas pessoas não estão habituadas a fazer coisas por si próprias. Numa troca, aprende a tomar conta de si sem a ajuda da sua família. Quanto mais cedo se tornar independente, mais irá conseguir na vida.

MELHORAR O SEU CV E IMPULSIONAR A SUA CARREIRA

As empresas procuram empregados confiantes que tenham feito coisas interessantes na vida, tenham uma mente aberta e pensem “fora da caixa”. Além disso, conhecer outra língua é sempre uma vantagem para o seu CV.

Ter um programa de intercâmbio no seu CV irá definitivamente aumentar as suas hipóteses de conseguir essa posição cobiçada.

CONHECER NOVAS CULTURAS

Viajar dá-lhe a oportunidade de aprender sobre a história, cultura e artes do lugar que visita. Descobrirá que aprender coisas novas todos os dias irá dar ao seu cérebro um verdadeiro boom!

Cada país tem as suas próprias características distintivas e comidas locais deliciosas. Outra forma de amadurecer após uma viagem é perder os seus preconceitos e experimentar todo o tipo de comida.

Ao viver com culturas e modos de pensar diferentes, aprende-se a ser mais flexível e tolerante, e torna-se muito fácil aceitar as diferenças.

LIDAR COM A DISTÂNCIA E A SAUDADE

NUNCA é fácil lidar com a saudade de casa, mas acreditem, pouco a pouco irão habituando-se a ela.

Não significa que não sentirá saudades de casa, mas apenas aprenderá a lidar com isso e acabará por criar laços com outras pessoas para que o seu destino de intercâmbio se sinta mais como a sua casa.

Se tem um objetivo, sabe que terá de sacrificar algumas coisas para o atingir. Estar longe da família e dos amigos é parte da viagem.

Ganhar experiência
Adquirindo experiência – Foto de cottonbro no Pexels

GANHAR EXPERIÊNCIA

Por último, mas não menos importante: ganhar experiência. Ir a um intercâmbio é ganhar MUITO de experiência, é voltar para casa com uma mala cheia de aprendizagem, momentos inesquecíveis e histórias intermináveis para contar.

Quando se permite sair da sua zona de conforto, começa-se a experimentar o novo (gostos, lugares, pessoas) e vê-se que se aprende algo com cada experiência, seja ela boa ou má.

Porque você deve investir o seu tempo e fazer um intercâmbio?

A aprendizagem de uma nova língua é sem dúvida a principal razão pela qual os jovens escolhem passar uma estação fora do Brasil.

Quer pretenda aperfeiçoar a mesma língua ou aprender uma nova, a praticidade e o objetivo de trabalhar no estrangeiro são ainda mais eficazes.

Conhecer-se a si próprio é uma das vantagens de viajar de forma independente e o intercâmbio não será diferente.

Novas responsabilidades surgem e, nestes momentos, é necessário ter maturidade e autoridade.

Um novo país apresenta-lhe uma nova cultura, introduz lhe uma nova história, tradições e costumes, abrindo a porta a uma enorme bagagem cultural e à troca de experiências.

É a oportunidade de sair da sua zona de conforto e embarcar em novos desafios.

É uma oportunidade de ganhar experiência de trabalho internacional e regressar a casa com um CV mais atrativo.

Promova o seu trabalho através do trabalho em rede e faça novos amigos. Se há algo de bom numa troca, são as novas relações e tudo o que se pode aprender durante esta construção.

Este tópico é imperdível!

Claro que, quando está tão longe da sua família e amigos, começa a apreciar ainda mais aqueles que estiveram sempre  ao seu lado e o apoiaram ao longo da sua viagem.

Em resumo, já viu alguns dos milhares de razões para proceder a uma troca.

Quer trate de uma experiência profissional ou pessoal, este tipo de experiências alargam os seus horizontes e podem trazer-lhe inúmeras realizações.

Acreditem, escolher um programa no estrangeiro é sem dúvida sinónimo de coragem e de um investimento no vosso futuro.

Assim, se tiver dificuldade em descobrir qual destes programas se adéquam ao seu perfil e aos seus objetivos e preferências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *