Quais são os melhores destinos de ecoturismo do Brasil para curtir? Muito se tem falado em ecoturismo, que nada mais é que viagens que permitem conhecer e explorar a natureza, de uma forma consciente, respeitando e preservando o meio ambiente.
E com uma maior conscientização das pessoas em relação ao meio ambiente, o ecoturismo além de se tornar extremamente popular no país também se tornou o segmento turístico mais procurado.
Melhores Destinos de Ecoturismo do Brasil
E como o que não falta no Brasil são cenários naturais, com paisagens incríveis, resolvemos mostrar aqui os principais destinos de ecoturismo do Brasil (existem muitos outros), para você preparar aquelas férias inesquecíveis.
1. Amazônia (AM)
Certamente, nem dá para falar em ecoturismo no Brasil, sem falar na Amazônia, que é a mais importante floresta tropical do mundo e eleita uma das sete novas maravilhas da Natureza.
O local abriga o mais rico e preservado ecossistema do planeta, grande parte ainda intocado pelo homem.
Possui incontáveis paisagens e atrativos e patrimônios naturais, como o Parque Nacional de Anavilhanas, o Parque Nacional do Jaú, o Parque Ecológico do Lago Janauari.
Oferece o fenômeno do encontro das águas do rio Solimões e do rio Negro, passeios espetaculares, inclusive, o nado com botos, focagem de jacarés, safári fotográfico etc., ou seja, a Amazônia é o destino obrigatório para os amantes de viagens de ecoturismo.
Para chegar até o estado do Amazonas e começar a sua aventura de forma mais segura e prática, você deve ir até Manaus, a capital do estado.
2. Fernando de Noronha (PE)
Não tem como falar em ecoturismo no Brasil sem falar em Fernando de Noronha, o destino mais paradisíaco e exótico de todo o Brasil, conhecido inclusive, como o “paraíso na Terra”, ou também, o “Caribe brasileiro”.
Já de cara é bom saber que é cobrado uma taxa de preservação a cada turista que visita o arquipélago, justamente, para conservar e proteger toda a riqueza natural do lugar, também incentiva a educação ambiental com a Área de Preservação Ambiental e o Parque Nacional Marinho.
Ainda tem o Projeto Tamar (que conta com museu, palestra, observação da desova de tartarugas-marinhas na praia e muito mais).
Possui algumas das praias mais bonitas do mundo, com águas cristalinas e mornas, ideais para mergulho, e ainda é possível observar a presença da fauna marinha mais exuberante do nosso país, com variadas espécies de peixes, golfinhos, corais, arraias e tartarugas, entre outros.
O acesso a Fernando de Noronha só pode ser feito por Natal ou Recife, pois todos os voos para a ilha chegam e saem somente dessas duas cidades.
3. Jalapão (TO)
Localizado no estado do Tocantins, o Parque Estadual do Jalapão é outro destino imperdível de quem vai em busca de ecoturismo, com suas imponentes cachoeiras (Cachoeira da Velha), os fenômenos que são os fervedouros (como Buritizinho e da Bela Vista) e milenares formações rochosas (como a Pedra Furada).
O acesso ao local, no entanto, é um pouco complicado, sendo melhor com a ajuda de agências de turismo, pois apesar do Parque do Jalapão ficar apenas a 190 quilômetros da capital do Tocantins, Palmas, é uma área remota e as estradas são precárias.
4. Lençóis Maranhenses (MA)
Suas conhecidas dunas em meio à lagoas cristalinas já valeriam o passeio até Lençóis Maranhenses, no Maranhão, mas o fato é que o lugar abriga um dos mais originais ecossistemas do Brasil, composto por praias, rios, mangues, restingas, flora e fauna de três diferentes biomas brasileiros (da Amazônia, de Cerrado e da Caatinga) entre outras maravilhas.
Além, claro, das famosas dunas de areias brancas que chegam até 40 metros de altura e as lagoas de águas doces e cristalinas, cujos tons podem variar do verde-esmeralda ao azul-turquesa (como a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita).
O acesso é bem simples, desde São Luís, capital do estado do Maranhão, é só optar por Barreirinhas ou Santo Amaro para chegar até esse paraíso que é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
5. Chapada Diamantina (BA)
A Chapada Diamantina está localizada no estado da Bahia e reúne diversas atrações naturais, com paisagens que vão desde as mais altas cachoeiras do país (como a Cachoeira da Fumaça, segunda maior do Brasil com quase 400 metros de altura), enormes desfiladeiros e montanhas, cavernas e grutas, e poços de águas extremamente cristalinas (destaques para os poços Encantado e Azul), até sítios arqueológicos com pinturas rupestres e seu próprio pantanal semiárido.
A forma de acesso mais fácil ao local é através do município de Lençóis.
6. Chapada dos Veadeiros (GO)
A Chapada dos Veadeiros está localizada em Goiás e conta com formações rochosas de mais de um bilhão de anos (o Vale da Lua), cânions, cachoeiras e piscinas cristalinas (destaque para Santa Bárbara), e uma riquíssima e diversificada flora e fauna.
Apesar dessa natureza pródiga, se destaca, também, pelo seu esoterismo, abrigando cristais de quartzo e pinturas rupestres.
E mais, está situada na mesma latitude de Machu Picchu e, por tudo isso, é o destino ideal para místicos, espiritualistas, hippies, naturalistas, e por quem busca por curas espirituais.
Possui fácil acesso à sua principal porta de entrada, no município de Alto Paraíso, a apenas 200 quilômetros de Brasília.
E aí, qual desses destinos você já conhece e qual você tem vontade de conhecer?
Conta para gente nos comentários.