Melhores destinos para turismo gastronômico no Brasil

Viagem boa é aquele em que contamos, sim, com belas paisagens, boas hospedagens, excelentes passeios, mas sobretudo, excelência no turismo gastronômico, afinal, a maioria dos viajantes gosta de se aproximar da cultura local.

Turismo gastronômico em diversas regiões do Brasil.

Sendo assim, o turismo gastronômico é um ponto de bastante relevância e, como você já sabe, variedade é com o nosso Brasil mesmo. Somos privilegiados no sentido de termos regiões das mais variadas, incluindo opções gastronômicas incríveis.

Dessa forma, de norte a sul, você pode desfrutar de uma variedade de cardápios de dar água na boca. E agora, com esse papo todo de comida e principalmente, dependendo do horário que estiver lendo esse conteúdo, abriu o apetite por aí, não é verdade?

E muito mais do que apetite de viagens, temos também o apetite pelo turismo gastronômico e é exatamente isso que será abordado nesse conteúdo.

Lista dos points de turismo gastronômico no Brasil

Como dito anteriormente, é opção para atender a todos os gostos e destinos em todas as regiões do país, o que é maravilhoso! Então, vamos à lista desses points:

  • Salvador – na Bahia;
  • Manaus – na Amazônia;
  • Belém – no Pará;
  • Brasília – no Distrito Federal;
  • Florianópolis – em Santa Catarina;
  • Ouro Preto – em Minas Gerais.

Existem outras tantas opções, mas esse é um bom começo para quem deseja explorar bons destinos de turismo gastronômico. O mais interessante é a presença de opções regionais, o que vai variar o seu cardápio com toda certeza.

E agora, vamos ao detalhe de cada local listado. Preparado(a)?

Salvador

“É quente ou frio?” Pois, é. A região é bem quente, mas essa pergunta está totalmente ligada à gastronomia e o tanto de pimenta ali do alimento. Então, já fique atento (risos). E vale dizer que Salvador é muito além de uma cidade alegre com o divertido carnaval de rua.

O acarajé faz total parte do turismo gastronômico da região.

Lá é um super destino e um ótimo point para o turismo gastronômico, onde o turista pode experimentar o famoso acarajé, o vatapá, o abará e a moqueca que é um prato que causa certa discórdia com a moqueca capixaba.

Mas, independente desse atrito com a comida capixaba, vale a pena experimentar todos esses quitutes que realmente são parte da cultura de Salvador e você não pode ficar de fora.

Manaus

Embora não seja uma região assim tão divulgada, é uma região que vale super a pena conhecer, inclusive para os amantes de açaí que conhecerão lá, o verdadeiro! Aliás, uma curiosidade: em Manaus, o açaí é consumido doce e em comidas salgadas também.

Açaí tradicional e original é em Manaus.

Além disso, você pode experimentar outras frutas típicas, como o guaraná, o cupuaçu e tucumã, comumente usadas em sorvetes ou mesmo bebidas.

E, claro, os peixes da região são uma boa pedida. Eles são de água doce e você pode comer o bolinho de pirarucu, o tucunaré e a costela de tambaqui. Se animou? Partiu Belém agora?

Belém

O tacacá de cara é o prato mais famoso da região e que consiste basicamente em um caldo com camarão, chicória, goma de tapioca e jambu. Mas se esse prato não te despertou curiosidade, há outra opção que é o pato no tucupi.

O famoso Tacacá, comida típica desse destino.

Provavelmente, nessa região você sentirá bastante diferença no paladar gastronômico, pois eles utilizam muitos temperos em sua comida, como o tucupi e o jambu.

Brasília

Nesse local, o point do turismo gastronômico são as frutas, dentre elas o cupuaçu, o pequi, cagaita e baru. Dessa citadas, o pequi é a referência de Brasília, sendo utilizado também em receitas salgadas (arroz de pequi) e outras receitas doces também.

Arroz com pequi.

Florianópolis

Para quem gosta do clima litorâneo, sabe que a presença de frutos do mar será bem forte, como é o caso de Floripa que, além de ser um destino belíssimo, ainda possui uma variedade incrível de pratos para o turismo gastronômico.

Os melhores frutos do mar num local paradisíaco.

Ouro Preto

E por fim, chegamos em Minas, o famoso point dos queijos, não é mesmo? Aliás, é um gostinho bem diferente dos que consumimos em qualquer outra região. É um sabor de comida de fazenda.

Queijo artesanal e um bom café mineiro.

Duas combinações incríveis nessa região são: queijo e café, mesmo porque a presença dos cafés coloniais e dos queijos artesanais é bem forte nesse destino. Mas, não podemos desconsiderar outras comidas, como: o tutu de feijão, o pernil, a pururuca, o frango ao molho pardo, o feijão tropeiro e outras tantas delícias.

Turismo gastronômico em conclusão

A partir dessa variedade ficou claro que um dos pontos que mais desperta o turismo é, sim, a gastronomia, afinal, isso está totalmente ligado a parte cultural da região. Outro ponto de destaque foram as diversidades de paladares.

Você pôde perceber que há opções de peixes, de quitutes, de frutas e frutas combinadas com comidas salgadas, inclusive e muito mais.

Cabe agora você escolher o destino que mais te agrada, não só pelas belezas do local, mas também pelo turismo gastronômico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.