Viajar nas férias: guia completo com tudo que você deve saber

Tirar férias e ficar apenas em casa sem fazer nada já não faz parte dos pensamentos da maioria das pessoas. Ficar sem fazer nada pode até ser uma boa opção, mas ainda assim o ideal é fazer isso em outro lugar, curtindo uma praia, um resort e até mesmo os mimos oferecidos pelo hotel escolhido.

Mas será que viajar nas férias é assim tão simples? Do estilo só fazer as malas, escolher seu pacote de viagem de férias e partir? Se você está sendo atormentado por essa dúvida, confira nosso guia completo com tudo que você deve saber sobre viajar nas férias:

Viajar nas férias: guia completo com tudo que você deve saber

viajar-nas-ferias-guia-completo

Prepare todas as documentações com antecedência

Vai viajar nas férias para o exterior? Ou até mesmo optar por algo simples como compras no Paraguai ou na Argentina? Agilize toda a documentação necessária antes da viagem. Passaporte, visto, identidade atualizada, RG com mais de 10 anos não é aceito na Argentina, por exemplo e autorização de viagem para crianças.

Pais separados devem sempre lembrar de pedir que o ex-cônjuge entregue um documento assinado em que autoriza o filho ou filha a viajar para fora do país.

O mesmo é válido para menores de idade que vão viajar com outros parentes como tios ou avós. O ideal é não deixar isso para a última hora, evitando imprevistos quando as férias finalmente chegarem!

Pesquise sobre o clima do local

Deixe a vergonha de lado e pesquise sobre o clima da cidade ou país escolhido para sua viagem de férias. Calor? Frio? Uma mistura dos dois? Vale até perguntar para o guia da agência de viagem com quem você está fechando o pacote de férias ou para amigos que já estiveram nesse local.

Assim você evita levar roupas desnecessárias que resultariam em bagagem extra, ou roupas para o clima errado, o que faria com que você tivesse que gastar com isso durante sua viagem de férias.

Animais de estimação: vão junto ou ficam?

Pense também se deseja levar seus animais de estimação junto na viagem de férias. Para algumas pessoas os cães ou gatos são como parte da família e não podem perder esse momento.

Porque pensar nessa decisão com antecedência? Pois caso decida levar o pet junto é preciso optar por hotéis que os recebam e averiguar como será feito seu transporte principalmente no caso de voos.

Além disso, se o pet for ficar, é preciso decidir quem vai cuidar dele durante a sua ausência.

Tamanho das malas ideal para viagem de férias

O tamanho das malas de viagem também é importante na hora de planejar viajar nas férias. Isso porque irá depender da quantidade de dias que você vai ficar em determinado local e como irá chegar até lá.

mala-ideal-para-viagem-de-ferias

Quem vai de carro com toda a família pode ter que optar por bagageiros menores para conseguir levar tudo ocupando apenas o porta malas.

Já quem vai de avião ou ônibus precisa estar atento ao peso máximo permitido e ao tipo de bagagem que deve ir no bagageiro ou que pode ir em mãos junto com o passageiro em uma viagem de avião.

Refeições inclusas e locais para comer

Verifique se o pacote de viagem de férias contratado inclui ao menos uma refeição diária, normalmente o café da manhã e antes de viajar já comece a se informar sobre restaurantes próximos a sua hospedagem.

  • O hotel tem restaurante?
  • Quais os preços?
  • Há barzinhos, lanchonetes ou outros locais próximos que você gostaria de fazer suas refeições?
  • O local de hospedagem oferece cozinha para que você mesmo prepare o que deseja comer?

Quanto mais informações você tiver relacionado a isso mais fácil fica para decidir se vai comer fora, no próprio hotel ou cozinhar suas próprias refeições.

Viajar apenas alguns dias ou todos os que estiver de férias?

Não esqueça também de analisar se o melhor é passar todo seu período de férias fora ou optar por apenas uma semana ou duas.

Se a escolha for de apenas um período é interessante pensar qual semana será a escolhida, principalmente quando se opta por tirar férias em meses com feriados importantes como a páscoa, o carnaval, o natal e o ano novo.

O motivo? Você tem a opção de viajar em outros dias que não os do feriado, o que torna sua viagem mais barata e menos concorrida!

Deixe seu comentário:

Envelope